Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 2 de março 2011
domingo, 31 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Olney aceita convite de Dermeval Neto
e assume supersecretaria de reconstrução
Planejamento, Projetos Especiais, Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Estas quatro atribuições na Prefeitura de Nova Friburgo, a partir de hoje, 2, estão oficialmente a cargo do ex-deputado estadual e atual suplente de senador, Olney Botelho (PDT), que aceitou o convite do prefeito Dermeval Neto (PMDB) para assumir uma supersecretaria municipal, cuja tarefa principal será de propor projetos e ações que ajudem a cidade a se reeguer após a tragédia climática de 12 de janeiro.
O novo secretário, que, aliás, disputou a Prefeitura em 2008, será apresentado por Dermeval Neto na manhã de hoje como uma espécie de comandante de uma supersecretaria de reconstrução, embora Olney rejeite o título. “Não sou supersecretário, mas um cidadão preocupado em ajudar a cidade a dar a volta por cima e se erguer”, diz.
Segundo o prefeito Dermeval, “Olney já estava trabalhando no governo municipal desde 12 de janeiro”, data da tragédia climática que atingiu o município, “e só faltava a nomeação oficial”, acrescentou. “Conversamos na segunda-feira e Olney aceitou oficialmente o cargo”, complementou.
Olney tinha convite para assumir um cargo na linha de frente do governo Sérgio Cabral (PMDB) e também uma posição de destaque no recém-criado Ministério das Micros e Pequenas Empresas, instituído pela presidenta Dilma Rousseff (PT). Ele, no entanto, optou “por ficar em Nova Friburgo, onde, acredito, possa colaborar mais neste momento difícil para a cidade e nossa população”.
Edson Flávio: “Não sou médico para
falar sobre a saúde do doutor Heródoto”
O vereador Edson Flávio (PR), instigado pela coluna, comentou a visita feita ao prefeito licenciado Heródoto Bento de Mello (PSC) na sexta-feira, 25, acompanhado do colega de parlamento, Nami Nassif (sem partido). No e-mail encaminhado à coluna Bastidores da Política, Edson Flávio disse que “estaria cometendo o erro de gerar boatos, e esta não é minha formação” se fizesse qualquer comentário sobre o estado de saúde físico e mental do prefeito licenciado.
Segundo ele, “quanto ao ponto de vista das condições de saúde e questões políticas deste encontro [a visita ao apartamento de HBM] só posso afirmar uma coisa: eu não sou médico para falar nem sequer uma vírgula acerca dele, pois estaria cometendo o erro de gerar boatos, o que não é de minha formação”, frisou. “A Câmara Municipal de Nova Friburgo, da qual tenho a honra de ser parlamentar, instalou uma comissão especial que submeterá o prefeito [licenciado] a uma junta médica e, esta sim, estaria qualificada dentro dos entendimentos legais para emitir qualquer parecer”, esquivou-se.
Ainda em seu e-mail, o vereador do PR disse que o convite para visitar o prefeito licenciado foi feito “pela família do doutor Heródoto”. Edson Flávio afirmou que, desde quando soube do acidente sofrido por HBM na Suíça, em setembro do ano passado, “não tinha tido a oportunidade de desejar pessoalmente a sua pronta recuperação”, mas que, neste período, “o que pude fazer foi solicitar orações por ele [Heródoto], sua família e pela população de nosso município nas igrejas que visitei, e nos meus endereços de relacionamento na internet, como Facebook, Orkut, Twitter”. E acrescentou: “Entendo que, como cidadão, devo realizar visitas não somente ao prefeito [Heródoto], como a todas as pessoas que necessitem de uma palavra de ânimo. Visitar doutor Heródoto, a convite de sua família, foi para mim muito importante, principalmente em se tratando de um cidadão idoso e em recuperação de um acidente que deixou a todos muito preocupados. Como ser humano que professa ser cristão, desejo o pronto restabelecimento da saúde do doutor Heródoto Bento de Mello e de todos aqueles que se encontram enfermos”, concluiu.
O colunista ligou também para o vereador Nami Nassif (sem partido), para ouvi-lo sobre o mesmo assunto, mas o telefone do parlamentar estava fora de área durante todo o decorrer de ontem, terça-feira.
Deputado defende isenção de ICMS
nas contas de energia de agricultores
O deputado estadual Rogério Cabral (PSB) protocolou na Assembleia Legislativa projeto no qual propõe a isenção de produtores rurais do pagamento da alíquota de ICMS incidente sobre as contas de energia elétrica das propriedades rurais. “O meio rural necessita, por vários motivos, receber incentivos concretos e imediatos para que o homem do campo nele permaneça e tenha condições de continuar desenvolvendo suas atividades em níveis satisfatórios”, justificou.
Segundo o parlamentar, caso a matéria seja aprovada pela Alerj e sancionada pelo governador Sérgio Cabral, “o poder público estadual incentivará e promoverá a redução de custos incidentes sobre essa importante atividade, possibilitando a aplicação desses recursos no próprio meio rural fluminense”, disse.
Na opinião de Rogério Cabral, “o incremento da agricultura no Estado do Rio de Janeiro representa a grande possibilidade de se manter no campo famílias de agricultores que, ao deixarem sua atividade rural por inexistência de meios, logo passam a engrossar as fileiras de desempregados nas periferias dos centros urbanos”, destacou. Ainda segundo ele, “o Estado de São Paulo, através do decreto 45.490, de 30/11/2000, que normatiza a cobrança de ICMS naquele estado, isentando os produtores rurais dessa cobrança (artigo 29, anexo I) e estendendo ainda tal isenção a todas as propriedades rurais de seu território. Trata-se de medida que busca fortalecer a atividade rural, concedendo melhores meios àqueles produtores em suas atividades no campo”, concluiu.
Reunião com gerentes de bancos discutirá
medidas que ajudem empresas friburguenses
Nova Friburgo está se aproximando da data que marca os dois meses da tragédia climática que devastou a cidade. O tempo passa rapidamente, mas os empresários serranos continuam com a grande dificuldade para conseguir o prometido financiamento do BNDES. Na tentativa de desatar nós e fazer com que o crédito chegue às mãos de quem precisa, o deputado federal Glauber Braga (PSB) agendou para sexta-feira, 4, reunião com gerentes de bancos que fazem a intermediação oficial entre o BNDES e o empresariado. O encontro está marcado para o escritório regional do deputado, na Avenida Galdino do Valle Filho 38, Centro, às 9h, com a presença confirmada de vários representantes das instituições financeiras e também do BNDES.
Segundo Glauber, “de acordo com informações da assessoria de imprensa do BNDES, até o dia 23 de fevereiro tinham sido liberados R$ 3,4 milhões em financiamentos e 145 operações estavam em análise, contratadas e operadas em Nova Friburgo”, disse.
Preocupado com este quadro burocrático dos agentes financeiros e com a demora na liberação dos recursos, Glauber destacou que a reunião desta sexta-feira tem como objetivo saber os motivos para o impasse e solicitar medidas eficazes para solucionar as dificuldades do empresariado friburguense.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário