Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 1º de dezembro.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Egídio Bonin pede exoneração e Dermeval convida Renato para a Secretaria de Saúde
Remanescente dos governos Saudade Braga (PSB) e Heródoto Bento de Mello (PSC), o médico Egídio Bonin Azevedo entregou ao prefeito em exercício, Dermeval Neto (PMDB), pedido de exoneração dos cargos de secretário municipal de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde. O pedido já foi aceito e Egídio Bonin ficará nas funções somente até a próxima segunda-feira, 6. No mesmo dia, o prefeito ligou para o vereador e médico Renato Abi-Râmia (PMDB), convidando-o para o cargo. Ontem, 30, Dermeval e Renato se encontraram pessoalmente para discutir o assunto, mas ainda não houve uma definição. O vereador pediu um tempo para dar uma resposta, o que é esperado para as próximas horas, o mais tardar na sexta-feira, 3.
O ainda secretário de Saúde, Egídio Bonin, preferiu não criar polêmica com relação a sua saída da Secretaria de Saúde. O prefeito em exercício também optou por não entrar em detalhes sobre a motivação. Ambos, porém, confirmaram ainda na tarde de segunda-feira, 29, a notícia publicada pelo colunista Giuseppe Massimo sobre a mudança na secretaria.
Renato Abi-Râmia, que já foi secretário de Saúde na década de 90, durante a gestão de Heródoto, disse que sua conversa com Dermeval Neto foi “muito boa”, mas que ainda não sabe se aceitará ou não o convite. “Tenho vontade de colaborar e é um sonho assumir a Secretaria de Saúde. Mas, se aceitar, não será para fazer remendos, mas para resolver”, disse ele, após o encontro com o chefe do Executivo em exercício.
Antes de decidir se aceitará o convite, Renato Abi-Râmia pretende conversar com Egídio Bonin e com a diretora do Hospital Raul Sertã, a também ex-secretária de Saúde, Jamila Calil. Ele ainda pretende tomar ciência da situação financeira da pasta, que consome um terço do orçamento municipal. “Nova Friburgo tem indicadores muito ruins na Saúde. Eu sempre critiquei e só aceitarei o convite se for para resolver”, frisou.
Mudança também na Assistência Social
O advogado Cristiano Huguenin, primeiro suplente de vereador do PR, será substituído no cargo de secretário municipal de Assistência Social. Segundo informações, ele tinha interesse pessoal em sair e o governo municipal, por sua vez, desejava substitui-lo. O nome do novo secretário, a ser confirmado no decorrer do dia de hoje, é Carlos Antonio Maduro, que já trabalha na própria secretaria há alguns anos, quando foi nomeado pela ex-prefeita Saudade Braga para responder pelas questões burocráticas da pasta.
O prefeito em exercício já trabalhou com Maduro na Assistência Social, no início do governo Heródoto. Dermeval destacou que Maduro “conhece tudo da secretaria”. Os dois, inclusive, viajaram juntos para o Rio na última segunda-feira, 29, quando se encontraram com autoridades estaduais e foi firmado contrato de recursos diretos para a Prefeitura gerir a Assistência Social no município. Com isso, colocaram fim aos convênios individuais, que estariam burocratizando o atendimento da população. O novo modelo de gestão proposto pelo governo estadual também foi firmado com outras prefeituras do interior.
Além das mudanças nas secretarias de Saúde e Assistência Social, já estão previstas alterações nos comandos da Autran e Serviços Públicos. O vereador licenciado, Vanor Pacheco, deixará a Autran para assumir a Secretaria de Serviços Públicos, pasta ocupada interinamente pelo secretário de Obras, Hélio Gonçalves Corrêa. O novo superintendente da autarquia será o coronel reformado Celso Novaes.
Sérgio Xavier, reeleito, presidirá Câmara até 2012
As expectativas dos bastidores políticos se confirmaram e o atual presidente da Câmara, Sérgio Xavier (PP), foi reeleito para o cargo por mais dois anos. Desta forma, ele chefiará o Legislativo friburguense até 31 de dezembro de 2012, quando já estarão eleitos os futuros vereadores.
E, como também já estava previsto, a vitória de Sérgio Xavier foi de goleada: dos 12 votos possíveis, ele obteve nove. Apenas os vereadores Marcos Medeiros (PTB), Cláudio Damião (PT) e Pierre Moraes (PDT) votaram contra a reeleição. Os três, inclusive, tentaram formar um bloco para participar da disputa pela presidência e demais cargos da mesa diretora, mas, em número insuficiente, nada conseguiram. Os aliados do presidente reeleito montaram uma chapa completa e, com maioria folgada no plenário, decidiram pela votação única dos cargos, inviabilizando as pretensões da minoria.
A única dúvida que ainda restava com relação ao bloco vencedor foi desfeita antes da sessão, durante a manhã de ontem, 30. O vereador Reinaldo Rodrigues (PPS) abriu mão de concorrer ao cargo de primeiro vice-presidente da Casa e aceitou a indicação como segundo secretário. Assim sendo, Luciano Faria (PDT) - que recentemente foi escolhido para suceder Marcelo Verly (PSDB) na vice-presidência - foi reeleito para o cargo. O mesmo aconteceu com Isaque Demani (PR), que passa a ser o primeiro secretário. O vereador Manoel Martins (PSB) completa a mesa, como segundo vice-presidente.
Após a sessão, Sérgio Xavier fez um discurso agradecendo o apoio da grande maioria da Casa. Ele destacou que, enquanto for presidente, continuará atuando no sentido de modernizar e dar transparência ao Legislativo, para atender aos anseios da população. Ainda segundo ele, o trabalho na Câmara tem que ser coletivo, com a participação dos 12 vereadores. Um recado crítico para quem, eventualmente, “age somente com interesses individuais”, alfinetou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário