Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 17 de setembro.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Deputado homenageia personalidades, na Alerj
O deputado estadual Olney Botelho entregou, nesta semana, a algumas personalidades, o diploma Cristo Redentor, títulos de cidadania estadual e de Beneméritos do Estado do Rio de Janeiro, em concorrida solenidade na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Entre os agraciados estão personalidades friburguenses, como o ex-presidente da Associação Comercial e atual secretário Geral da Prefeitura de Teresópolis, José Alexandre Almeida da Silva, escolhido para receber o diploma Cristo Redentor, oferecido a cidadãos que se destacam em ações voltadas para o desenvolvimento do turismo no estado do Rio. O procurador do estado em Nova Friburgo, César Vergueiro Chrisman, foi agraciado com o título de Benemérito do Estado, pelo trabalho que realiza em prol da Justiça e Cidadania. O empresário friburguense Jackson Carlos Thedin, um dos sócios da Transportadora Frilog, também recebeu o título de Benemérito, pela sua atuação no Rotary Clube de Nova Friburgo. Ainda na mesma solenidade, o deputado Olney também entregou os títulos de cidadania estadual ao empresário português José Bastos Couto e ao paulista Rudolf Reiter, que se destacam no setor atacadista.
Câmara, enfim, volta a limpar a pauta de votações
Depois de conseguir destrancar a pauta de votações, que estava bloqueada desde agosto, a Câmara de Vereadores, enfim, começou a deslanchar na análise de matérias que há meses aguardavam para ir ao plenário. Na sessão de terça-feira, 14, quando a comissão de Constituição e Justiça (CCJ) arquivou por inconstitucionalidade o projeto que propunha a proibição de cobrança de estacionamento em hospitais, de autoria do vereador Cláudio Damião (PT), a Câmara aprovou em regime de urgência, proposta do Executivo que autoriza o governo municipal a dar subvenção para cobrir despesas de merenda de entidades conveniadas, e outra, também do Executivo, que autoriza o governo a prorrogar incentivos para que contribuintes negociem suas dívidas com a Fazenda Municipal.
Na sessão desta quinta-feira, 16, havia previsão de novas votações. Segundo o líder do governo municipal e presidente da comissão de Constituição e Justiça, vereador Jorge Carvalho (PMDB), havia mais de 50 projetos aguardando votação em plenário, além das indicações parlamentares e outras matérias. Ele disse acreditar que, agora, com a pauta de votações liberada, os vereadores participarão de um esforço concentrado para ‘desacumular’ as matérias que estavam pendentes.
Datafolha: Dilma não é atingida por escândalos
Apesar do intenso noticiário das últimas semanas sobre a quebra dos sigilos fiscais de tucanos e as denúncias contra a Casa Civil do governo Lula – que, aliás, culminaram com o pedido de exoneração da ministra Erenice Guerra –, a corrida presidencial parece não ter sido contaminada. A intenção de votos dos candidatos à presidência da República se manteve estável na mais nova pesquisa do Datafolha, divulgada ontem, 16. Neste caso, a candidata apoiada pelo presidente Lula, Dilma Rousseff (PT), venceria a disputa no primeiro turno se a eleição fosse hoje.
Segundo a pesquisa, realizada entre os dias 13 a 15 deste mês, com 11.784 entrevistas em todo o país, Dilma tem 51%. Oscilou um ponto percentual para cima em relação ao levantamento anterior, dentro da margem de erro, que é de dois pontos, para mais ou para menos. Quando se consideram só os votos válidos (excluindo-se os brancos e os nulos), a petista alcançou 57%.
Seu principal adversário na campanha, José Serra (PSDB), ficou exatamente como há uma semana, com 27%. Marina Silva (PV) também repetiu sua taxa de 11%. Em votos válidos, o tucano tem 30%. A verde fica com 12%. Há 4% que dizem votar em branco, nulo ou nenhum. Outros 7% se declaram indecisos. Segundo o Datafolha, os outros seis candidatos não pontuaram na pesquisa, encomendada pela Folha de São Paulo e Rede Globo.
Glauber Braga e Rogério Cabral fazem caminhada com Fernando Pezão
O candidato a deputado federal, Glauber Braga (PSB), promove neste sábado, 18, a partir das 9h, caminhada na Avenida Alberto Braune. Segundo a assessoria do candidato, o vice-governador e candidato à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB), estará presente, representando o governador e também candidato à reeleição, Sérgio Cabral (PMDB). “Vamos fazer uma grande caminhada na cidade”, disse Glauber, que convidou o deputado estadual e candidato à reeleição, Rogério Cabral (PSB), para participar do evento.
Vias públicas ficam mais entulhadas de propaganda com aproximação da eleição
Faltando pouco mais de duas semanas para as eleições de 3 de outubro, aumenta a cada dia a quantidade de propaganda política nas calçadas. Este ano, inclusive, a campanha eleitoral transformou a simples caminhada de um pedestre pelas calçadas numa prova de obstáculos.
As vedetes da propaganda são os cavaletes dos candidatos que, além de atrapalhar o ir e vir das pessoas, ainda geram insatisfação popular por poluírem o visual da cidade. Fiscais da Justiça Eleitoral já haviam recolhido mais de 400 propagandas políticas instaladas em locais irregulares, geralmente afixadas em bens públicos – o que é proibido.
O chefe do cartório da 26ª Zona Eleitoral, responsável pela fiscalização da propaganda, Roberto Sodré, reconhece que quanto mais é feito o trabalho de apreensão de propaganda irregular, mas aparecem reincidências por parte dos candidatos. Todo o material apreendido está gerando um boletim de ocorrências, que poderá resultar em multas aos candidatos infratores.
Alguns candidatos não têm respeitado sequer o horário em que é proibida a divulgação da propaganda, que é das 22h às 6h. Dia desses a fiscalização recolheu dezenas de propagandas que “pernoitavam” em plena Avenida Alberto Braune.
SOM - Hoje, 17, a partir das 14h, fiscais da Justiça Eleitoral estarão à disposição para aferir o volume dos carros de som no pátio da Via Expressa, em Olaria. A aferição será realizada para evitar o uso dos aparelhos de som acima do limite permitido, o que, se flagrado, gera a apreensão do veículo.
Gabeira fez caminhada na cidade
Segundo colocado na sucessão estadual, o candidato a governador pelo PV, Fernando Gabeira, realizou caminhada na Avenida Alberto Braune, na última quarta-feira, 15. A agenda inicial previa que o candidato fizesse campanha durante todo o dia no município, porém a programação foi alterada devido a uma entrevista ao vivo numa emissora de televisão do Rio de Janeiro. A caminhada no centro da cidade, prevista para as 10h, só teve início por volta das 15h30.
A assessoria de comunicação do candidato aproveitou a visita de Gabeira para gravar imagens para a propaganda na televisão e outros meios eletrônicos utilizados por ele na campanha eleitoral. Alguns candidatos a deputado que apoiam Gabeira também participaram da caminhada e distribuíram seus materiais de propaganda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário