Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 16/08/2012
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Placas dos candidatos tomam as ruas; fiscalização tenta coibir irregularidades
A campanha eleitoral friburguense começou fria, mas está começando a esquentar. A tendência é que, a partir da semana que vem, esquente de vez com o início da propaganda dos candidatos a prefeito e a vereador nas emissoras de rádio e televisão, tida como fator determinante pelos analistas políticos. Com seis candidatos majoritários e cerca de 340 postulantes às 21 cadeiras da Câmara, as ruas foram invadidas pelas placas publicitárias com tendência também de aumentar o volume até o fim da campanha, em outubro.
A fiscalização deflagrou nos últimos dias operações diárias para coibir abusos. Por enquanto, foram apreendidas cerca de 100 placas de propagandas—a maioria em Olaria e no Paissandu. Quatro carros e uma moto de propaganda sonora também foram notificados.
A fiscalização da propaganda eleitoral em Nova Friburgo está sob responsabilidade da 26ª Zona Eleitoral. Segundo o chefe do cartório, Roberto Ramos Sodré Ferreira, uma equipe de seis fiscais tem feito batidas em dias, locais e horários incertos para coibir irregularidades. Segundo ele, com o decorrer da campanha, estas operações serão intensificadas.
Propaganda eleitoral na televisão e no rádio vai começar no dia 21
A propaganda eleitoral nas emissoras de rádio e televisão começará a ser veiculada na próxima terça-feira, 21, e vai ao ar até o dia 4 de outubro. A estreia será com os candidatos a vereador, cuja veiculação acontecerá sempre às terças, quintas e sábados. Os prefeitáveis terão espaço às segundas, quartas e sextas-feiras. Nas emissoras de televisão, o horário político irá ao ar das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h. Nas rádios, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30.
A distribuição de tempo e o sorteio da ordem de aparição dos candidatos a prefeito e das coligações proporcionais nas emissoras de rádio e televisão já foram definidos pela Justiça Eleitoral. Entre os seis candidatos à sucessão municipal, o primeiro a ter a propaganda exibida será Rogério Cabral, seguido de Jairo Wermelinger, Edil Nunes, Marconi Medeiros, Saudade Braga e Jorge Carvalho.
Os candidatos Saudade Braga e Rogério Cabral terão cerca de 70% do tempo de televisão e rádio. Ela, com 10m58s, e ele, com 10m37s. O candidato Marconi Medeiros terá 2m35s; Jairo Wermelinger, com 2m09s; Jorge Carvalho, com 1m54s; e Edil Nunes, com 1m47s.
A propaganda eleitoral dos candidatos a vereador irá abrir o horário eleitoral no dia 21. A ordem de veiculação é a seguinte: coligação PT/PP; coligação PHS/PSDC; Para chegar e resolver; coligação PSB/PV; coligação PDT/PR/DEM/PTC; Frente de Esquerda; coligação PSL/PCdoB; coligação PMDB/PSDB/PSD; coligação PSC/PPS/PRTB; coligação PRB/PRP; e PTdoB.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário