Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 16 de julho.
sábado, 31 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Cresce rumor sobre mudança
de secretário de Conselheiro
A notícia começou a ser comentada semana passada, quando o prefeito Heródoto Bento de Mello e o secretário especial de Conselheiro Paulino, Wilson Tavares, ambos do PSC, conversaram longamente na Prefeitura. Nesta semana os rumores aumentaram ainda mais nos meios políticos, dando conta de uma possível mudança no comando da administração do sexto distrito.
O Palácio Barão de Nova Friburgo não se pronunciou ainda sobre a situação e o secretário de Conselheiro Paulino, indagado sobre a hipótese, apenas admitiu também ter ouvido comentários sobre a eventualidade, que poderá vir a se concretizar nos próximos dias.
Enquanto não existe uma posição oficial sobre a troca de secretário, os comentários nos meios políticos dão conta de que a possível saída de Wilson Tavares estaria cogitada por questões eleitorais, haja vista ele ter um compromisso anteriormente firmado com um candidato do PSC a deputado estadual, que não é o nome apoiado pelo atual governo municipal.
Demani diz que fica na Assistência Social
O secretário municipal de Assistência Social, Isaque Demani, disse ontem, 15, que continuará no cargo. A afirmação desmente boatos de que estaria demissionário e que reassumiria seu mandato de vereador em 3 de agosto, na volta do recesso parlamentar de meio de ano. No eventual retorno de Demani ao Legislativo, o suplente Francisco Barros teria que deixar o mandato tampão.
“Esta possibilidade não existe no momento”, garante Demani. “É claro que eu tenho o mandato de vereador e penso em retornar à Câmara, mas isso não é para agora”, afirmou.
Segundo Isaque Demani, o fato de ser o presidente do diretório municipal do PR - que tem candidato próprio ao governo estadual concorrendo contra o atual governador Sérgio Cabral (PMDB), apoiado pela cúpula da Prefeitura - em nada atrapalha a sua relação com o prefeito Heródoto.
Secretárias de Educação em férias até o fim do mês
As secretárias municipal e estadual de Educação, Ledir Porto e Tereza Porto, mãe e filha, estão oficialmente de férias até 31 deste mês. As duas vão aproveitar o breve período de folga para viajar juntas, em descanso.
“Estou ganhando o meu presente de Dia das Mães atrasado”, disse Ledir.
A secretária municipal de Educação acrescentou que durante o período em que estiver afastada (coincidindo com as férias escolares), o cargo será ocupado interinamente pela professora Maria Elena Gutierrez de Sá.
Gabeira entra com pedido de impugnação
da candidatura à reeleição do governador
O governador Sérgio Cabral Filho (PMDB), que tenta a reeleição, pode ter sua candidatura impugnada. O motivo apresentado pela coligação de Fernando Gabeira (PV) para a ação contra o governador no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi um imóvel do governador declarado à Justiça Eleitoral no valor de R$ 200 mil, que, segundo a denúncia, estaria estimado em R$ 1,5 milhão.
O TRE tem até 5 de agosto para decidir se aceita ou não a impugnação da candidatura. A denúncia foi apresentada à Justiça Eleitoral pela coligação Rio Esperança, que reúne PV, PSDB, DEM e PPS e tem Fernando Gabeira (PV) como candidato.
Em nota, a assessoria da campanha de Sérgio Cabral afirmou que “a impugnação não tem fundamento e configura litigância de má-fé”. “A Lei Eleitoral não obriga o candidato a atualizar o valor dos bens imóveis de que seja proprietário. A legislação do imposto de renda não permite essa atualização”, destaca a assessoria do candidato peemedebista.
Além de Sérgio Cabral, outros 40 candidatos (a deputado estadual e federal) foram impugnados pelo Ministério Público Eleitoral no TRE, que promete avaliar todas as situações até 5 de agosto.
Votação na Câmara é adiada por falta de quorum no plenário
A última sessão ordinária da Câmara no primeiro semestre, na terça-feira, 13, quando seria votada indicação do vereador Cláudio Damião (PT) encaminhando ao governo municipal proposta para que o Executivo reenvie ao Legislativo o anteprojeto para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, teve que ser suspensa por falta de quorum no plenário. Dos 12 vereadores friburguenses, três nem apareceram na sessão; outros dois deixaram a casa no meio da sessão e outro parlamentar abandonou o recinto depois de ver um pedido de vistas à matéria ser rejeitado pelos demais colegas. Com sete vereadores apenas na Câmara, número insuficiente para qualquer votação no plenário, a sessão teve que ser encerrada antes da hora.
O autor da indicação disse que a ausência dos vereadores prejudicou a discussão da matéria, que só voltará à pauta em agosto. “Quando implementado, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher representará um enorme avanço para a consolidação da luta das mulheres, que atualmente são vítimas de violência física, moral e psicológica”, disse Damião.
Ontem, 15, a Câmara realizou sessão solene em homenagem aos cem anos do Sanatório Naval de Nova Friburgo, celebrado em 30 de junho. Os vereadores só retomarão os trabalhos no plenário em 3 de agosto, quando já estarão de volta ao prédio do Legislativo na Rua Farinha Filho, que, neste primeiro semestre, esteve fechado para obras de ampliação e remodelação.
Prazo para eleitor comunicar
voto em trânsito está valendo
Desde ontem, 15, o eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral poderá solicitar à Justiça Eleitoral para votar em trânsito. O prazo se encerra no dia 15 de agosto. Durante este período, quem quiser votar em trânsito precisa procurar um cartório eleitoral e comunicar o pedido. O voto em trânsito só será permitido aos eleitores que estiverem em dia com as obrigações eleitorais. Esta é a primeira vez que este tipo de voto será permitido.
O procedimento valerá tanto para o primeiro quanto para o segundo turno das eleições, mas o eleitor que optar pelo sistema em trânsito só poderá votar para presidente e vice-presidente da República. Caso o eleitor não esteja na capital para a qual tenha sido transferido provisoriamente, deverá justificar a ausência em qualquer seção eleitoral no dia da eleição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário