Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 15 de março 2011
domingo, 31 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Dermeval reúne prefeitos serranos, Heródoto faz avaliação médica e Câmara discute reconstrução
Os três eventos políticos acontecem nesta terça-feira em Nova Friburgo
Hoje, 15, será um dia de intensas atividades políticas em Nova Friburgo. Ao longo do dia estão agendadas pelo menos três atividades importantes: a reunião de prefeitos das cidades serranas atingidas pela devastação climática de janeiro num hotel da Ponte da Saudade; a avaliação médica do prefeito licenciado, Heródoto Bento de Mello (PSC), e ainda a reunião específica da Câmara para debater a reconstrução do município.
Os prefeitos de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Areal estarão reunidos a partir das 10h, no Hotel Bucsky. O encontro, liderado pelo prefeito friburguense Dermeval Neto (PMDB), tem como um dos principais objetivos a participação das sete cidades no Consórcio Serra Carioca – entidade criada pelos três maiores municípios serranos para captação de recursos estaduais e federais para reconstrução da Região Serrana. O consórcio será empossado na próxima sexta-feira, 18, em solenidade marcada para Teresópolis. Além dos prefeitos serranos, o encontro de hoje terá as presenças do gestor do Serra Carioca, José Alexandre Almeida, e do secretário estadual de Reconstrução Serrana, Affonso Monnerat.
Também às 10h está marcada a avaliação médica do prefeito licenciado, Heródoto, que receberá em seu apartamento, na Rua Ariosto Bento de Mello, a visita dos três médicos – o psiquiatra Jorge Hermersdorf, o neurologista Paulo Rosa e o clínico geral Ebenézer Soares Ferreira Júnior – contratados pela Câmara para constatar o estado físico e mental de HBM, cujo resultado será repassado à comissão especial do Legislativo, formada pelos vereadores Renato Abi-Râmia (PMDB), Luciano Faria (PDT) e Reinaldo Rodrigues (PPS).
Ainda nesta terça-feira, às 18h, a Câmara realiza sessão específica para debater o Plano Municipal de Contenção de Riscos, Programa de Regularização Fundiária e Programa de Habitação Popular, entre outros assuntos relacionados à reconstrução do município. A reunião foi proposta pelos vereadores Marcos Medeiros (PTB) e Cláudio Damião (PT), com a presença de vários convidados representando instituições ligadas ao tema.
Jorge Bittar visita município e oferece ajuda para liberar créditos do BNDES
O deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Habitação do Rio de Janeiro, Jorge Bittar (PT), esteve sexta-feira, 11, no gabinete do prefeito Dermeval Neto (foto) para prestar solidariedade ao município e oferecer seu apoio na reconstrução de Nova Friburgo. Acompanhado do secretário municipal de Planejamento, Olney Botelho, Bittar atendeu prontamente à solicitação do prefeito para ajudar na intermediação da liberação das linhas de crédito do BNDES – a fim de auxiliar empresários friburguenses, que já protocolaram mais de 400 processos de créditos no banco e ainda aguardam uma resposta.
Durante a reunião, Bittar ligou para o diretor-presidente do BNDES, Elvio Gaspar, e colocou Dermeval na linha. O prefeito pediu celeridade no envio dos recursos, fundamentais para a manutenção da economia e do mercado de trabalho local.
CPI da Tragédia Serrana visita áreas devastadas no município
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa, criada para investigar responsabilidades de agentes políticos e também para propor iniciativas de reconstrução dos municípios serranos devastados pela tragédia climática de 12 de janeiro, esteve em Nova Friburgo no último sábado, 12, quando seus integrantes foram recebidos pelo prefeito Dermeval Neto (foto). Em seguida, os deputados estaduais visitaram áreas atingidas e que aguardam obras de recuperação.
Na Prefeitura, Dermeval Neto narrou as ações governamentais até o momento. Ele ressaltou a sintonia do município com os governos estadual e federal que, segundo ele, “foi determinante para que a cidade voltasse o mais rápido possível à rotina”, avaliou. O coordenador da Defesa Civil, Roberto Robadey, apresentou uma cronologia dos eventos que precederam o desastre natural – considerado o oitavo maior do mundo, em termos de deslizamentos de encostas, e o maior do Brasil. Robadey frisou que o aviso meteorológico recebido pelo município abrangia todo o Estado do Rio, e não havia precisão nos dados ou mesmo a perspectiva total de precipitação na fatídica data (220mm).
Os integrantes da CPI estiveram depois visitando áreas devastadas em bairros centrais, e ainda Alto do Floresta e Córrego Dantas. O presidente da CPI, Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB), que é engenheiro civil, ficou impressionado com a mudança da geografia do município após a tragédia e cobrou urgência na conclusão de estudos de geografia e hidrologia, para dar amparo à remoção de famílias que ainda permanecem em áreas de risco.
O deputado friburguense Rogério Cabral (PSB), que integra a CPI, pediu o empenho das autoridades na reestruturação da agricultura friburguense, que teve sua fatia mais importante, localizada em Campo do Coelho, devastada pelas chuvas de janeiro.
Os deputados Comte Bittencourt (PPS), Alcebíades Sabino (PSC), Janira Rocha (PSol) e Clarissa Garotinho (PR), que fazem parte da comissão, também participaram da visita ao prefeito e às áreas devastadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário