Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 15 de dezembro.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Heródoto manda à Câmara pedido
de mais 60 dias de licença médica
O prefeito de Nova Friburgo, engenheiro Heródoto Bento de Mello (PSC), encaminhou na manhã de ontem, 14, um novo pedido de licença médica. No documento, ao qual foi anexado novo atestado assinado pelo médico Marcos Benchimol, o prefeito licenciado requereu a renovação do afastamento por mais 60 dias, a contar desta terça-feira e válido até 11 de fevereiro.
Heródoto está afastado do governo friburguense desde 7 de setembro, quando viajou em visita oficial à Suíça. Ele deveria ter retornado em 21 de setembro, porém sofreu um acidente na estação ferroviária de Lausanne. Depois de ficar internado por duas semanas no país europeu, o prefeito retornou ao Brasil em 29 de setembro e, desde então, permanece no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, com uma breve alta médica de três dias. Neste período, já foram solicitadas cinco licenças médicas: uma de dez dias, outras duas de 15 dias e as mais recentes de 60 dias.
No novo pedido de renovação da licença médica, o médico particular informa que Heródoto continua se recuperando satisfatoriamente, mas ainda não há previsão de uma nova alta.
TSE diploma nova presidente
da República nesta sexta-feira
Está marcada para às 17h desta sexta-feira, 17, a cerimônia de diplomação da primeira mulher eleita presidente da República, Dilma Rousseff (PT), e também de seu vice, Michel Temer (PMDB). A diplomação será no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, com solenidade restrita à imprensa e convidados. É por meio da diplomação que a Justiça Eleitoral atesta a vitória dos eleitos nas urnas. A partir daí, eles se tornam aptos para tomar posse no dia 1º de janeiro de 2011, no Congresso Nacional.
O diploma será entregue pelo presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, em cerimônia que deverá durar cerca de uma hora. Em seguida, a presidente e o vice-presidente eleitos receberão os cumprimentos. Estão convidadas cerca de 250 pessoas, entre autoridades, familiares e amigos.
O documento foi confeccionado pela Casa da Moeda em papel que assegura sua autenticidade. Ele traz elementos de segurança, como a impressão em tinta especial invisível, visualizada somente com luz ultravioleta.
Glauber defende projeto
que obriga políticos a
prestar contas do mandato
O deputado federal eleito Glauber Braga (PSB) será diplomado amanhã, quinta-feira, em solenidade marcada para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a sua posse só acontecerá em 1º de fevereiro. Glauber, porém, já está alinhavando o primeiro projeto que apresentará na Câmara dos Deputados, o qual obrigaria os políticos a prestar contas de seus mandatos em público, assim como ele fez no tempo em que ocupou a cadeira parlamentar em Brasília, entre 2009 e o início deste ano.
Glauber reconhece que a proposta poderá encontrar resistências, mas enfatizou sua importância. Segundo ele, trata-se de uma iniciativa que dará mais transparência e participação popular no exercício da representação parlamentar.
Diplomação do governador, senadores e
deputados eleitos pelo Rio será amanhã
O governador Sérgio Cabral (PMDB) e seu vice, Luiz Fernando Pezão (PMDB), reeleitos no primeiro turno, serão diplomados pela Justiça Eleitoral amanhã, quinta-feira, durante solenidade no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Na mesma solenidade, o TRE diplomará os dois senadores eleitos, Lindberg Farias (PT) e Marcelo Crivella (PRB), além dos 46 deputados federais e 70 deputados estaduais também eleitos em 3 de outubro.
Nova Friburgo estará representado na solenidade pelo deputado federal eleito Glauber Braga (PSB) e o primeiro suplente de senador Olney Botelho (PDT). Primeiro suplente de deputado estadual, Rogério Cabral (PSB) tem sua diplomação prevista para sexta-feira, 17, na sede do TRE, no Rio.
Damião critica proposta de
criar novos cargos na Câmara
O vereador Claudio Damião (PT), em nota distribuída a imprensa, criticou o Projeto de Lei Complementar (PLC), em regime de urgência, propondo a criação de 16 cargos subordinados à Mesa Diretora do Legislativo. Segundo ele, cada contratado poderá receber cerca de R$ 1,9 mil, sem concurso público.
“Se o PLC 9084 for aprovado e as contratações efetivadas, haverá uma despesa de mais de R$ 382 mil nas contas da Câmara para o próximo ano”, alertou.
Damião diz que Nova Friburgo tem outras prioridades, “como a melhoria dos serviços de saúde”. Além disso, o vereador criticou o aumento dos cargos de livre nomeação em detrimento de concurso público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário