Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 14 de julho.
sábado, 31 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Balbi desiste de candidatura
O ex-vereador Carlos Balbi (PTdoB) desistiu de concorrer como deputado federal no pleito deste ano. Segundo informações, os motivos que o levaram a não participar da campanha eleitoral seriam problemas de saúde e pressões de familiares e amigos para que deixasse a vida pública. Os problemas enfrentados por ele na esfera judicial, segundo pessoas próximas a Balbi, não pesaram na decisão. Isso porque seu processo na esfera federal ainda não teve nenhuma decisão por um colegiado de juízes (segunda instância).
Número de candidatos a federal
de Nova Friburgo cai para seis
Com a desistência do médico e ex-vereador Carlos Balbi, caiu para seis o número de candidatos domiciliados no município que concorrerão a uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília. A lista de nomes, por ordem alfabética, é composta por Edson Flávio (PR), Glauber Braga (PSB), Jamila Calil (PPS), Luiz Salarini (PSTU), Marcelo Verly (PSDB) e Renato Abi-Râmia. Segundo dados disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 831 candidatos disputam as 46 cadeiras da bancada do estado do Rio à Câmara Federal.
Votos de Marcelo e Jamila serão
contabilizados em legenda única
O vereador Marcelo Verly (PSDB) e a ex-vereadora Jamila Calil (PPS) já estiveram juntos na Câmara e na Prefeitura num passado recente. Cada um seguiu seu rumo político e hoje ambos têm a mesma pretensão eleitoral: são candidatos a deputado federal. Mas, um detalhe une os dois na campanha, por fazerem parte da mesma coligação proporcional, ‘O Rio pode mais’. Na apuração final das eleições, os votos dados a eles acabarão sendo de uma única legenda, ou seja, indiretamente os votos de um poderão ajudar o outro e vice-versa. Os outros quatro candidatos da terra foram lançados por partidos e coligações que não influenciam nenhum deles na contabilização geral dos votos.
Nome de Olney ainda faz parte
da lista de candidatos no TSE
Embora tenha anunciado no último dia 2, em caráter irrevogável, a sua desistência de concorrer à reeleição para a Assembleia Legislativa, o nome do deputado Olney Botelho (PDT) consta da lista de 831 nomes de pretendentes à Alerj disponibilizada nesta semana pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A explicação é que a lista tem como origem a convenção do PDT e as alterações no site só estarão consolidadas no próximo dia 20. Isto, aliás, justifica a ausência do nome do vereador Luciano Faria, também do PDT, escolhido para substituir Olney como candidato a deputado estadual.
Onze candidatos disputam duas vagas para o Senado Federal
Segundo o site do TSE, o estado do Rio tem 11 candidatos disputando duas vagas para o Senado Federal (mandato de oito anos). A terceira vaga pertence ao senador Francisco Donelles (PP), eleito em 2006 e que tem mandato até 2014. A lista de inscrições, por ordem alfabética, tem os seguintes candidatos: Carlos Dias (PTdoB), Cesar Maia (DEM), Claiton Coffy (PSTU), Heitor Fernandes (PSTU), Jorge Picciani (PMDB), Lindbergh Farias (PT), Marcelo Cerqueira (PPS), Marcelo Crivella (PRB), Milton Temer (PSOL), Waguinho PTdoB) e Wladimir Mutt (PCB).
Número de candidatos
à sucessão estadual é menor do que ao Senado
Serão seis os candidatos ao governo estadual, conforme informações do site do TSE, cuja página (www.tse.gov.br) também mostra os respectivos candidatos a vice-governador. O governador Sérgio Cabral (PMDB), candidato à reeleição, terá como vice Luiz Fernando Pezão (PMDB). A única chapa coligada é encabeçada por Fernando Gabeira (PV) e tendo como vice Márcio Fortes (PSDB). As outras quatro candidaturas majoritárias são puro sangue, ou seja, indicados por um único partido: Cyro Garcia / Miguel Malheiros (PSTU); Eduardo Serra / Paulo Oliveira (PCB); Fernando Peregrino / David Cabral (PR); e Jeferson Moura / Flávio Serafim (PSOL).
MPE pode tentar impugnar 36
candidatos no estado do Rio
O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu segunda-feira, 12, a impugnação de 36 candidatos inscritos nas eleições no estado do Rio. A lista com os nomes foi entregue pela procuradora regional eleitoral, Silvana Batini, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Nametala Machado Jorge. No rol constam nomes de ex-prefeitos e outros políticos que tiveram seus nomes incluídos numa lista negra do Tribunal de Contas do Estado (TCE), apontados como maus gestores. Os casos serão julgados individualmente até 5 de agosto e, seja qual for o resultado, ainda será permitido às partes recorrer ao TSE em Brasília.
Câmara entra em recesso quinta e volta
em agosto, já no prédio da Farinha Filho
A Câmara realiza nesta quinta-feira, 15, a última sessão do primeiro semestre. E a sessão será solene, para homenagear os cem anos do Sanatório Naval de Nova Friburgo, celebrados no último dia 30. Após a sessão, os vereadores entram em recesso de meio de ano e só voltam ao trabalho em plenário no dia 3 de agosto.
A primeira sessão do segundo semestre marcará a inauguração do prédio da Câmara, cujas obras de ampliação e remodelação já estão concluídas. Para a inauguração basta apenas a chegada dos balcões e cadeiras dos vereadores. Durante este primeiro semestre, devido às obras no prédio da Farinha Filho, os vereadores se reuniram no antigo salão do júri do Fórum Júlio Zamith, na Praça Getúlio Vargas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário