Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 14 de abril.
sábado, 31 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Nova Friburgo deve ter plano estadual de
remoção de moradores em área de risco
Depois das recentes chuvas na região metropolitana do Rio de Janeiro, que matou dezenas de pessoas e causou prejuízos incalculáveis, o governador Sérgio Cabral (PMDB) anunciou a criação do Plano Diretor Estadual de Remoção, que visa demolir imóveis em 20 municípios onde existam áreas de risco. O governador pretende utilizar convênios com o governo federal para a construção de casas populares destinadas aos desabrigados e também oferecer ajuda mensal para o aluguel das famílias que terão de deixar seus imóveis.
Segundo informações, o governador vai tentar sensibilizar os prefeitos a aderirem ao Plano Diretor de Remoção. Na lista destas cidades, consta Nova Friburgo que entre inúmeras tragédias climáticas já vividas durante sua história, sofreu muito em 2007, quando as chuvas provocaram a morte de 11 pessoas e prejuízos de R$ 80 milhões, segundo cálculos da Prefeitura na ocasião. Outros municípios do Centro-Norte Fluminense, que também têm uma topografia acidentada, estão incluídas no plano estadual.
Advogado faz passagem meteórica pela Câmara
Primeiro suplente da coligação InovaFriburgo (PMDB / PSC), o advogado Roberto Wermelinger (PMDB) teve uma passagem relâmpago na Câmara de Vereadores, com duração de menos de 24 horas. Ele assumiu ontem, terça-feira a cadeira ocupada pelo segundo suplente, Jorge Carvalho, participou da sessão ordinária e logo em seguida pediu licença. A passagem fugaz foi justificada pela necessidade de atender às exigências legais para que não ficasse caracterizado o abandono do mandato.
A vaga da coligação na Câmara pertence, de fato, ao vereador Vanor Breder Pacheco (PSC), que está licenciado enquanto está à frente da Autran. A vaga que seria do primeiro suplente passou para o segundo – no caso, Jorge Carvalho – pois Roberto Wermelinger ocupava a Secretaria Municipal de Agricultura. Como o advogado deixou recentemente o cargo na Prefeitura, em tempo hábil para ficar apto a disputar as eleições deste ano, Wermelinger se viu obrigado a passar pelo Legislativo, mesmo que meteoricamente. Ele já teve uma outra passagem pela Câmara, entre 2004 e 2008.
Além de Wermelinger, o prefeito Heródoto Bento de Mello (PSC) desimcompatibilizou outros dois secretários - Braulio Rezende (Governo) e Helinho Gonçalves (Obras). Um dos três será escolhido como futuro candidato do governo municipal a deputado estadual. Os outros dois, segundo informações, retomarão suas funções no primeiro escalão da Prefeitura.
Verly considerou excelente o lançamento de Serra
Presente ao evento ocorrido no final de semana em Brasília, o presidente do PSDB friburguense, vereador Marcelo Verly, considerou excelente o lançamento da pré-candidatura de José Serra (PSDB) à presidência da República. Afirmou, inclusive, que a mesma superou todas as expectativas. “Pelo discurso do pré-candidato à sucessão presidencial, tudo indica que Aécio Neves (ex-governador Minas Gerais) comporá a chapa como vice”, disse Verly.
O vereador, que deverá ser o coordenador da campanha presidencial tucana no Centro-Norte Fluminense, participou da delegação do estado do Rio que contou com as presenças do ex-governador Marcello Alencar, do prefeito de Caxias e presidente estadual do partido, José Camilo Zito, dos deputados federais Otávio Leite e Marcelo Itagiba, do deputado estadual Luiz Paulo Correa da Rocha, do ex-deputado e provável candidato a vice-governador, Marcio Fortes, entre outros.
Justiça Eleitoral e Polícia Federal vão vigiar candidatos em tempo real durante campanha
O Tribunal Superior Eleitoral e a Polícia Federal anunciam um plano para combater doações ilegais nas eleições de 2010. A força-tarefa consiste no acompanhamento em tempo real das contas de campanha de candidatos e partidos, por meio de um sistema que já foi utilizado contra o crime organizado. A medida, inédita, tem o objetivo de rastrear eventuais anomalias nas movimentações financeiras durante o período eleitoral e também reduzir brechas para atos ilícitos, Até agora, estes eram analisados somente após o pleito. O poderoso instrumento para deter o caixa dois será uma ferramenta de combate à lavagem de dinheiro e já foi disponibilizada pelo Ministério da Justiça.
O LAB-LD, como é conhecido o Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro, é um conjunto de softwares e hardwares, desenvolvido em parceria com o Banco do Brasil, que permite um cruzamento infinito de dados. O sistema foi utilizado pela polícia para rastrear possíveis contas suspeitas do PCC (Primeiro Comando da Capital), facção criminosa que age nos presídios paulistas.
Durante as eleições, será possível mapearas contas de candidatos e partidos e acompanhar manifestações atípicas, tanto por amostragem como em casos específicos. Como o TSE também tem convênio com a Receita Federal, será possível cruzar os dados on-line e detectar se as contribuições de empresas ou pessoas físicas foram feitas dentro do limite legal.
Cesar Maia em Nova Friburgo
O ex-prefeito do Rio de Janeiro e provável candidato ao Senado pelo DEM, Cesar Maia, confirmou presença em Nova Friburgo amanhã, quinta-feira. Ele deverá chegar às 10h e será recebido pelo presidente do PSDB friburguense, vereador Marcelo Verly e pelo presidente local do DEM, professor Raul Marcos. A seguir, participará de entrevistas nas TVs locais e na Rádio Friburgo AM. Está prevista também uma caminhada pela Avenida Alberto Braune, além de um encontro com vereadores e outras lideranças políticas friburguenses, incluindo o vice-prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto (PMDB).
UPA: inauguração poderá ser no
dia 26, mas obras estão atrasadas
O secretário municipal de Saúde, Ostwald Dantas dos Santos Filho, declarou ontem, terça-feira, não ter certeza absoluta de que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino será inaugurada no próximo dia 26. Segundo o secretário, embora o prédio às margens da Avenida Roberto Silveira já esteja praticamente concluído, existem detalhes de responsabilidade do governo estadual, que estão atrasados – sobretudo o paisagismo no entorno da unidade.
“É difícil dizer se a inauguração será mesmo no dia 26. Temos dois feriados pela frente (dia 21, Tiradentes; e dia 23, São Jorge) que poderão atrasar o cronograma estadual. Como a parte da Fundação Municipal de Saúde é a contratação de pessoal e a disponibilização de remédios, não há problema”, disse ele.
Na semana passada, o governo estadual editou resolução no Diário Oficial liberando recursos de R$ 250 mil para serem usados na gestão da UPA de Conselheiro.
TSE empossa novo presidente no dia 22
O Tribunal Superior Eleitoral realiza solenidade no próximo dia 22 para empossar o novo presidente do órgão máximo da Justiça Eleitoral, o ministro Ricardo Lewandowski. A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Justiça. Como o espaço físico do plenário é limitado, o acesso será restrito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário