Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 13 de outubro.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Eleitos no município mergulham de cabeça na campanha de Dilma
Nova Friburgo elegeu três políticos em 3 de outubro. Glauber Braga (PSB) para a Câmara Federal; Rogério Cabral (PSB), reeleito para a Assembleia Legislativa; e o deputado Olney Botelho (PDT), como senador suplente. Terminada a eleição, os três estão juntos no mesmo palanque novamente. A pedido do governador reeleito, Sérgio Cabral (PMDB), os três anunciaram que estão mergulhados de cabeça para ajudar na campanha presidencial de Dilma Roussef (PT) no município e em toda a região Centro-Norte Fluminense.
Ao contrário do que se supõe, a tarefa política dos três eleitos não será muito fácil. Pelo menos aqui em Nova Friburgo, onde a candidata petista foi derrotada no primeiro turno pelo seu adversário, José Serra (PSDB). O tucano ficou em primeiro, com 39% dos votos válidos, contra 30% da petista. Seu principal alvo é buscar o voto do eleitor de Marina Silva (PV), terceira colocada na apuração final no país e também em Nova Friburgo. Ela obteve 29% dos votos válidos no município.
A favor de Glauber, Rogério Cabral e Olney para reverter a situação de Dilma em Nova Friburgo, vale lembrar que, em 2006, o tucano Geraldo Alckmin (eleito agora governador de São Paulo) venceu o petista Lula no primeiro turno. No entanto, acabou perdendo a disputa no município para o próprio petista, numa virada eleitoral.
Presidente Nacional
do PSB visita município
nesta sexta-feira
O presidente nacional do PSB em exercício, Roberto Amaral, visita Nova Friburgo nesta sexta-feira, 15. Ele vem ao município a convite do deputado federal eleito e presidente local do partido, Glauber Braga, para participar de reunião política em apoio à candidatura presidencial de Dilma Roussef. O evento político está marcado para 17h, no plenário da Câmara Municipal.
No último sábado, 9, Glauber fez uma caminhada na Alberto Braune. Desta vez, não para pedir votos, mas para agradecer à população friburguense que apoiou sua candidatura à Câmara Federal.
Serra herdou maioria dos votos de Marina Silva, aponta Datafolha
Os votos dos eleitores de Marina Silva vão, neste momento, majoritariamente para José Serra (PSDB). Segundo o Datafolha, o tucano herda 51% dos quase 20 milhões de votos obtidos pela candidata do PV no primeiro turno da eleição.
Dilma Roussef (PT) fica com apenas 22% dos votos de Marina, conforme pesquisa realizada pelo Datafolha para a Folha e a Rede Globo anteontem, com 3.265 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O percentual dos eleitores de Marina dispostos a migrar para Dilma sofreu quedas nos últimos dias. No levantamento do Datafolha de 28 e 29 de setembro, a petista tinha 31% dos votos da candidata verde. Na véspera da eleição, oscilou para 29%. Agora, está com 22%.
‘Onda verde’ não amplia número de mandatos do PV no Legislativo
Apesar dos quase 20 milhões de votos de Marina Silva (PV) na disputa pela Presidência da República, seu partido manteve o naniquismo. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 37 deputados estaduais do PV foram eleitos neste ano – em 2006, foram 34. Na Câmara Federal, subiu de 13 para 15 parlamentares verdes. Com a candidatura de Marina, o PV ainda perdeu seu único representante no Senado Federal.
Motivada pela candidatura nacional, a legenda lançou 1.400 candidatos no país – maior número entre todos os partidos. Para alguns dirigentes, o distanciamento entre a campanha de Marina e a dos demais candidatos contribuiu para este baixo desempenho.
Quase 15% dos eleitores já receberam spam contra candidatos
Segundo pesquisa realizada na sexta-feira, 8, em todo o país, mais da metade (56%) do eleitorado brasileiro costuma acessar a internet. Entre os internautas, quase um terço (30%) recebeu mensagens virtuais com críticas a algum dos presidenciáveis (14% do total do eleitorado).
O alvo mais frequente foi Dilma (28%). Mensagens desfavoráveis a José Serra (PSDB) foram recebidas por 8% dos internautas, e Marina Silva (PV) foi atacada em 2% dos casos (a soma dos percentuais é superior a 30% porque alguns entrevistados receberam mensagens críticas a mais de um candidato).
Entre os internautas eleitores de Dilma, 25% dizem ter recebido esse tipo de mensagem, um número menor que os apoiadores de Serra (29%) e os de Marina (39%). A penetração dessas mensagens é menor entre aqueles que estudaram até o ensino fundamental (3%) e que têm renda mensal familiar de até dois salários mínimos (6%). Já entre os mais escolarizados, esse tipo de informação difundida na internet chegou a 45%. No segmento do eleitorado com renda familiar de cinco a dez salários mínimos, esse tipo de mensagem chegou a 31%, índice que vai a 48% entre aqueles com renda superior a dez mínimos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário