Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 12 de outubro 2011
sexta-feira, 06 de abril de 2012
por Jornal A Voz da Serra
PR tem a maior bancada e base
governista é minoria na Câmara
Há um ano, quando assumiu o governo municipal devido ao afastamento do prefeito Heródoto Bento de Mello, motivado por um acidente na Suíça, Dermeval Neto chegou a ter o apoio de três quartos da Câmara, com uma base de sustentação de nove vereadores. No decorrer dos meses seguintes, este número variou e, no momento, a bancada governista perdeu de vez espaço no Legislativo friburguense. Hoje, apenas dois vereadores se declaram publicamente favorável ao Executivo municipal: Jorge Carvalho (PTdoB) e Nami Nassif (PSC). Enquanto isso, os oposicionistas ganharam terreno e formam uma corrente absoluta, composta pelos vereadores Sérgio Xavier (PMDB), Cláudio Damião (PT), Renato Abi-Râmia (PMDB), Luciano Faria (PDT), Pierre Moraes (PDT) e Edson Flávio (PR). Os outros quatro parlamentares—Reinaldo Rodrigues (PR), Marcos Medeiros (PTB), Manoel Martins (PSB) e Isaque Demani—oscilam entre os dois extremos.
O novo posicionamento político da Câmara coloca o governo municipal na berlinda em relação à aprovação de projetos tidos como fundamentais para a Prefeitura, como o Orçamento de Nova Friburgo para 2012, que já foi encaminhado ao Legislativo. A tendência é que, este ano, propostas contrárias aos interesses do governo municipal sejam incluídas e prosperem através de emendas parlamentares. Não obstante este fato, como se sabe, a Câmara também toca uma CPI para investigar o repasse de recursos federais no pós-tragédia climática.
Em termos partidários, o PR passou a ser a maior bancada individual da Câmara, com a recente filiação de Reinaldo Rodrigues (ex-PPS). O Partido da República agora tem três representantes na Casa—os outros dois são Isaque Demani e Edson Flávio. O PMDB, que perdeu Jorge Carvalho (que se filiou ao PTdoB junto com o prefeito Dermeval Neto), ganhou a filiação do presidente do Legislativo, Sérgio Xavier, e manteve duas cadeiras—a outra é de Renato Abi-Râmia. O PSC passa a ser representado por Nami Nassif. As demais cadeiras na Câmara estão distribuídas entre o PDT (duas), PT, PSB e PTB, com um vereador cada—muito embora a expectativa seja de que o vereador Manoel Martins, que não pretende mais ser candidato a nenhum cargo eletivo, anuncie em breve a sua saída do PSB para ingressar no recém-fundado PSD.
Edil Nunes assina no Psol com ficha abonada por Chico Alencar
A filiação partidária já havia sido efetivada, mas, no último sábado, o sindicalista e ex-vereador Edil Nunes (ex-PT) realizou evento no Sindicato dos Trabalhadores para se apresentar ao Psol, partido pelo qual pretende concorrer ao governo municipal em 2012. O evento contou com a participação do deputado federal Chico Alencar, maior liderança do partido no Estado do Rio. O deputado estadual Marcelo Freixo, que havia se comprometido a vir a Nova Friburgo, desistiu na última hora. Segundo informações, a desistência aconteceu após ter sido descoberto um plano de milicianos cariocas para executá-lo. Ele foi o presidente da CPI da Alerj que investigou os milicianos. O evento contou com a presença de novos filiados do Psol e também de representantes do PCB, PSTU, sindicatos de trabalhadores e associações de moradores.
Secretário de Educação participa de eventos e se encontra com ministro Fernando Haddad
O secretário municipal de Educação, Marcelo Verly, representou Nova Friburgo em dois grandes eventos nos últimos dias. De 3 a 7, esteve em Brasília, no 12º GT das Capitais e Grandes Cidades, parte integrante do Plano de Desenvolvimento da Educação e do Plano de Metas e Compromisso Todos pela Educação, que teve como tema central “A Escola como lócus privilegiado da aprendizagem e da inclusão”. Representantes das 200 maiores cidades do país estiveram presentes à 12ª edição do evento que acontece regularmente. Participaram secretários municipais de educação, autoridades do MEC, Unicef, Undime e da Universidade de Harvard.
“Foi muito bom constatar que conseguimos inserir Nova Friburgo em todos os programas estratégicos do Ministério da Educação”, declarou Verly. De acordo com o secretário, esta inserção facilita a vinda de novos recursos para o município. “Quanto mais acesso tivermos a informações estratégicas, mais fácil passa a ser o alinhamento de Nova Friburgo aos programas do MEC”, destacou.
O secretário aproveitou sua ida a Brasília e esteve no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de buscar informações acerca da liberação de recursos do Proinfância, visando a construção de três novas creches em Nova Friburgo: Nova Suíça, São Geraldo e Vila Nova. Os terrenos já estão definidos desde o ano passado e são de propriedade do município.
Na segunda, 10, o secretário de Educação participou, no Rio, do 1º Encontro “Pensando o Desenvolvimento do Brasil—Desafios e Perspectivas para a Educação Básica”, promovido pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), oportunidade em que se encontrou com o ministro Fernando Haddad. Na ocasião, Verly externou ao ministro da Educação a necessidade de aprimoramento dos mecanismos de gestão atualmente associados à educação pública no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário