Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 12 de agosto.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Em apenas duas horas, operação
apreende 70 placas de propaganda
Uma operação da 26ª Zona Eleitoral, realizada entre 16h e 18h da última terça-feira, 10, nas avenidas Comte Bittencourt e Galdino do Valle Filho, apreendeu cerca de 70 placas publicitárias de diversos candidatos a cargos eletivos. O juiz responsável pela fiscalização da propaganda no município, Marcus Vinícius Miranda Gonçalves, já determinou a realização de novas operações para coibir eventuais abusos políticos durante a campanha.
A operação realizada nesta semana contou com apoio de um caminhão cedido pela Prefeitura e de uma viatura da Autran. Segundo o chefe do cartório da 26ª ZE, Roberto Sodré, além de apreender o material flagrado em situação irregular, os fiscais também documentaram a operação com fotografias que ficarão à disposição da Procuradoria Eleitoral, junto com as placas, para eventuais representações que podem culminar em multas aos candidatos.
Sodré explicou que a operação determinada pelo juiz eleitoral teve como objetivo fazer cumprir a Resolução 23.191 do Tribunal Superior Eleitoral e também a Lei Eleitoral 9.504, que tratam sobre as regras da propaganda política. Ainda segundo o chefe do cartório da 26ª, os principais flagrantes registrados na operação foram motivados por fixação de material publicitário amarrado ou encostado no gradil, árvores, bancos e em outros equipamentos públicos das duas avenidas, ou ainda obstruindo a livre circulação de pedestres.
Olney retorna à campanha como
suplente de Lindberg ao Senado
O deputado estadual Olney Botelho (PDT), que em 2 de julho passado havia anunciado sua desistência de concorrer à reeleição a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), voltou à campanha eleitoral exatos 39 dias depois: na terça-feira, 10, o político friburguense foi convidado e aceitou a indicação como primeiro suplente ao Senado Federal na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT). Olney entra na vaga do ex-deputado e ex-prefeito de Cabo Frio e Arraial do Cabo, José Bonifácio, cuja candidatura foi impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), na última sexta-feira, 6.
Ocupando a vaga de suplente, Olney ficará numa situação confortável na campanha eleitoral. Além de não ter que fazer previsão orçamentária de gastos, como primeiro suplente também não precisa pedir votos diretamente, embora sua presença na chapa sirva como reforço ao titular, no caso, o ex-prefeito da Baixada Fluminense. O petista Lindberg Farias, segundo as mais recentes pesquisas de intenção de voto, está em terceiro lugar na disputa e tem apresentado uma tendência de crescimento junto ao eleitorado. Vale ressaltar que neste ano o estado do Rio elegerá dois senadores para um mandato de oito anos.
Ao ser surpreendido com o convite da cúpula da coligação ‘Juntos pelo Rio’, formada por 16 partidos e que apoia a candidatura do governador Sérgio Cabral (PMDB) à reeleição ao Palácio Guanabara, Olney relutou em aceitar de imediato, mas acabou cedendo aos apelos feitos pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi (PDT), seu principal aliado político em Brasília. O governador Sérgio Cabral, o deputado federal Miro Teixeira (PDT) e o próprio candidato ao Senado, Lindberg Farias, também mantiveram vários contatos telefônicos com o político friburguense nos últimos dias. Na manhã de ontem, quarta-feira, Lindberg visitou Olney na Assembleia Legislativa.
MPF processa ex-prefeita
e ex-secretário de Saúde
O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação de improbidade administrativa contra a ex-prefeita de Nova Friburgo, Saudade Braga (PSB), e o ex-secretário de Saúde, Gustavo Adolfo França Galvão, que ocupou o cargo em 2007. Segundo o site da emissora InterTV, que divulgou a notícia em primeira mão na terça-feira, 10, a ação foi movida pelo procurador da República na cidade, Jessé Ambrósio dos Santos Júnior.
O ex-secretário de Saúde afirmou que não se pronunciará por enquanto sobre a ação de improbidade, e a ex-prefeita disse que ainda não foi notificada sobre o assunto.
Segundo informações, o processo estaria relacionado a eventuais irregularidades na composição e funcionamento do Conselho Municipal de Saúde. Na denúncia à Justiça Federal, a Procuradoria pede a cassação dos direitos políticos da ex-prefeita e do ex-secretário de Saúde e ainda o pagamento de multa de cem vezes o valor da remuneração dos cargos que ocuparam.
Sérgio Cabral terá o dobro do
tempo de Gabeira na televisão
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) definiu a ordem de aparição dos partidos nas propagandas eleitorais gratuitas na TV, que começa no próximo dia 18, para candidatos a governador.
De acordo com o tribunal, o atual governador Sérgio Cabral (PMDB), candidato à reeleição, terá pouco mais que oito minutos para veicular sua campanha na televisão, tempo que é quase duas vezes maior que o de Fernando Gabeira (PV), da coligação ‘Rio Esperança’, que terá quatro minutos, 53 segundos e 44 décimos.
A ordem de aparição na campanha eleitoral gratuita será: Fernando Peregrino, Jefferson Moura, Eduardo Serra, Fernando Gabeira, Cyro Garcia e Sérgio Cabral. Segundo o calendário, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão terá início na próxima terça-feira, dia 17.
TSE contra verticalização
de propaganda eleitoral
A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou na terça-feira, 10, contra a chamada ‘verticalização’ da propaganda eleitoral, recuando de uma decisão tomada no fim de junho. Os ministros Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski, Aldir Passarinho e Marcelo Ribeiro entendem que um candidato à presidência e o próprio presidente Lula podem participar dos programas de rádio e TV de candidatos a governador e senador de seu partido, mesmo que eles estejam unidos regionalmente com partidos que são rivais em nível nacional. O julgamento, porém, foi interrompido por um pedido de vista do ministro José Antonio Dias Toffoli e deverá ser retomado hoje, 12.
No caso da campanha do estado do Rio, por exemplo, o PSDB apoia o candidato do PV, Fernando Gabeira, sendo que ambos os partidos têm candidato à presidência: José Serra e Marina Silva, respectivamente. Por aquela decisão, eles não poderiam participar dos programas de Gabeira. Com a nova decisão, porém, a situação se inverte.
Cyro hoje em Nova Friburgo
O candidato ao governo estadual Cyro Garcia, do PSTU, tem agenda de campanha hoje, 12, em Nova Friburgo. Ele é o primeiro dos seis nomes postulantes à campanha majoritária no estado a visitar o município. A agenda dele na cidade começa às 6h30, com panfletagem na porta da Fábrica de Filó. Às 10h a panfletagem será na indústria 3F, no Prado. Às 13h ele terá atividade na porta de agências bancárias, e às 16h fará nova panfletagem na Fábrica Haga. Em seguida, às 18h, Cyro Garcia fará contatos políticos em frente à Faculdade Santa Dorotéia e encerra a agenda às 19h, com caminhada no centro da cidade.
Comunista será primeiro
presidenciável na cidade
O candidato à presidência da República, Ivan Pinheiro, do Partido Comunista Brasileiro (PCB), será o primeiro a visitar Nova Friburgo. Segundo a assessoria dos comunistas, ele e o candidato ao governo estadual, Eduardo Serra, terão agenda na cidade durante todo o fim de semana (dias 14 e 15). Entre as principais atividades está prevista caminhada dos dois candidatos na Alberto Braune e palestra no Sindicato Têxtil, durante o sábado. Na manhã de domingo, Ivan e Eduardo farão corpo a corpo na feira de Olaria.
Eleitor terá que digitar 19 números
No dia 3 de outubro, eleitores brasileiros elegerão seus representantes, tanto em âmbito estadual como nacional. Ao todo, 19 números deverão ser digitados na urna eletrônica: cinco para deputado estadual, quatro para deputado federal, três para senador (duas vezes), além de dois para governador e mais dois para presidente. Esta quantidade, porém, ainda terá que ser acrescida da opção confirma em cada opção. Neste caso, a quantidade passa para 25 apertos de botão na urna eletrônica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário