Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 12 a 14 de fevereiro 2011
domingo, 31 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Heródoto decide neste fim de semana se vai retornar ou não à Prefeitura na segunda-feira
Prefeito licenciado fica “perplexo e decepcionado” com a Câmara por ter negado a renovação de sua licença médica por mais 40 dias
O prefeito em exercício, Dermeval Neto (PMDB), manteve sua rotina de trabalho nesta sexta-feira, 11, data em que expirou a licença médica do prefeito Heródoto Bento de Mello (PSC). “Estou esperando o retorno dele (HBM)”, disse, no fim da tarde. Heródoto não foi mesmo à Prefeitura para reassumir o mandato depois que a Câmara negou, na sessão de quinta-feira, 10, a renovação de sua licença. Porém, o prefeito licenciado terá que impreterivelmente se apresentar em público, na Prefeitura ou Câmara, nesta segunda-feira, 14 (primeiro dia útil após o fim da licença), para evitar a abertura de um processo de vacância do cargo, que culminaria com a perda do mandato.
Na quinta-feira a Câmara negou - por nove votos a um - a renovação da quinta licença médica pretendida por Heródoto, alegando que o prefeito licenciado ignorou uma recente notificação da Comissão de Saúde da própria Câmara (aprovada por unanimidade no plenário) para que, por escrito, pormenorizasse seu real estado físico e mental. No entendimento da grande maioria dos vereadores, HBM simplesmente remeteu ao Legislativo um novo pedido de licença médica nos mesmos moldes dos anteriores, quase uma cópia, considerado pelos vereadores como “evasivo”, motivo principal alegado para a rejeição da nova licença médica de 40 dias (até 18 de março).
“A decisão se o prefeito (Heródoto) reassumirá o mandato nesta segunda-feira será tomada neste fim de semana”, informou uma fonte ligada a ele. “O que posso garantir é que Heródoto ficou perplexo e decepcionado com a Câmara”, acrescentou a fonte, que esteve no apartamento dele, na Rua Ariosto Bento de Mello, na manhã desta sexta-feira.
“A intenção dele é cooperar com a reconstrução de Nova Friburgo. Ele reconhece que o seu retorno nesta segunda-feira, como impôs a Câmara, pode tumultuar o ambiente político na cidade neste momento difícil para Nova Friburgo. E isso ele tentou evitar. Mas doutor Heródoto tem um excelente relacionamento com o governador (Sérgio Cabral). Mas, friso, ele ficou perplexo e decepcionado com a atitude da Câmara, ainda mais neste momento em que se fala muito de solidariedade. O prefeito (licenciado) entende que não houve essa solidariedade com ele”, destacou a fonte.
Câmara notifica prefeito sobre a decisão dos vereadores em não renovar a licença
O prefeito licenciado já está oficialmente notificado da decisão da Câmara, tomada na última quinta-feira, 10, de não renovar a licença médica por mais 40 dias (até 18 de março). A notificação foi entregue na tarde desta sexta-feira, 14, em sua residência, no prédio da Rua Ariosto Bento de Mello, onde Heródoto está se convalescendo de um acidente sofrido na Suíça, depois de passar quatro meses internado no Hospital Samaritano, no Rio.
A notificação foi feita pelo servidor legislativo, de nome Nascimento, por volta das 13h. O documento foi recebido por um funcionário do apartamento do chefe do Executivo e encaminhado a Heródoto. Cerca de dez minutos depois, a cópia da notificação devidamente assinada foi devolvida na portaria.
Junto com a notificação sobre a rejeição da Câmara ao quinto pedido de licença foi anexada cópia de uma recente interpelação feita pela Comissão de Saúde do Legislativo, na ocasião em que o prefeito licenciado ainda estava internado no Rio, na qual são impostas condições para os vereadores eventualmente aprovarem o novo afastamento. Na interpelação, aprovada por unanimidade no plenário, Heródoto deverá responder por escrito a cinco indagações: razões da hospitalização prolongada; existência ou não de sequelas neurológicas e psiquiátricas permanentes; motivo da continuidade da gastrostomia; análise da função esofágica, através de videodeglutograma; e prazo aproximado do retorno às funções. Nenhuma destas respostas foi dada por Heródoto e seu médico particular, Marcos Benchimol, no pedido de renovação da quinta licença médica. E este foi um dos motivos pelos quais a licença foi rejeitada na sessão da última quinta-feira.
Ministro do Trabalho confirma presença na cidade, mesmo com imbróglio entre Heródoto e Dermeval
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, manteve a agenda de visitar Nova Friburgo nesta segunda-feira, 14, justamente na data em que o município descobrirá se o prefeito licenciado, Heródoto Bento de Mello, reassumirá o mandato ou se a cidade continuará sendo administrada pelo prefeito em exercício, Dermeval Neto. Lupi virá para anunciar a liberação de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), em condições melhores do que as oferecidas pelo BNDES. O ministro já havia autorizado a liberação do FGTS, até R$ 5,4 mil, para os trabalhadores dos municípios devastados pela tragédia climática de janeiro, e autorizado convênios para qualificação de mão de obra na região.
O primeiro compromisso do ministro do Trabalho nesta segunda-feira, às 10h, é na Prefeitura. Lupi agendou encontro com Dermeval Neto, que está mantido, segundo o senador suplente Olney Botelho (PDT), que intermediou o encontro. “Da minha parte e do ministro, Nova Friburgo está acima de tudo. Marcamos a agenda com o prefeito Dermeval e tenho certeza de que as portas da Prefeitura estarão abertas. Já não sei se isso aconteceria com Heródoto”, avaliou Olney.
Olney fez elogios à conduta de Dermeval Neto à frente do governo municipal neste momento de calamidade pública vivida por Nova Friburgo, após a tragédia climática. Na opinião do senador suplente, o prefeito em exercício tem agregado a seu redor todas as forças políticas da cidade e permitido que Nova Friburgo receba as ajudas estadual e federal tão necessárias neste momento. “Não acredito que isto tivesse acontecendo com a administração passada (Heródoto)”, destacou.
Além de visitar a Prefeitura, segundo Olney, o ministro Carlos Lupi terá encontro com representantes dos sindicatos dos trabalhadores, na sede dos Vestuários. Às 14h30 o ministro se reunirá com industriais, comerciantes e produtores rurais, na sede da Associação Comercial. No fim do dia, Lupi visitará áreas devastadas do município.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário