Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 11 de maio 2011
domingo, 31 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Princesa da Espanha visita Nova Friburgo e doa kits de mobília para famílias em abrigos
Ávida praticante de hipismo, esqui, vela e natação, a princesa da Espanha Elena María Isabel Dominica de Silos de Borbón y Grecia, primogénita do Rei Juan Carlos de Espanha e de Sofia da Grécia, deixou de lado a pompa da realeza para um ato de filantropia em Nova Friburgo na terça-feira, 10. Ela foi recepcionada no Hotel Bucsky pelo prefeito Dermeval Neto em solenidade simples, na qual a Fundación Mapfre entregou 80 kits de mobília (cheque simbólico) para famílias que perderam seus casas e móveis na tragédia climática de 12 de janeiro.
A princesa da Espanha, que subiria a serra de helicóptero, teve que deixar de lado o transporte aéreo devido ao mau tempo. A infanta enfrentou uma viagem de duas horas e meia entre o Rio de Janeiro e Nova Friburgo em um automóvel modelo importado da embaixada espanhola. Embora tenha aparentado ser uma pessoa muito reservada, a princesa trocou sorrisos e apertos de mão com as autoridades friburguenses e também com as famílias de desabrigados contempladas com a doação.
MP deverá propor termo de ajuste sobre
locais de depósitos de detritos da tragédia
A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva Núcleo Nova Friburgo informou esta semana, através do site oficial do órgão, que já está em fase final o inquérito civil instaurado para investigar os locais que estão funcionando como depósitos provisórios de detritos provenientes da tragédia climática de 12 de janeiro.
De acordo com o órgão de execução, duas vistorias já foram realizadas nos lugares onde estão depositados os entulhos. Uma foi feita pelo MPRJ, no dia 28 de fevereiro, e outra pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no dia 1º de março. Os dados das vistorias já estão sendo analisados pelo Grupo de Apoio Técnico Especializado (Gate), o que possibilitará ao MPRJ traçar estratégias de atuação para resolver o problema de centenas de moradores que estão sofrendo com a poeira e o lixo decorrente dos escombros.
Após o parecer técnico, que em breve deverá ser concluído, o Ministério Público informou que poderá ser proposto, junto ao Poder Público, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ou ajuizada uma Ação Civil Pública.
Dilma recebe Marcha dos Prefeitos
e Dermeval opta por ficar na cidade
Começou ontem, 10, a 14ª Marcha em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com a presença em Brasília de mais de 2,5 mil chefes de Executivos municipais. Os prefeitos entregaram uma pauta de reivindicações à presidente Dilma Rousseff.
Um dos principais pleitos da Confederação Nacional de Municípios foi cobrar dos políticos a derrubada do veto do ex-presidente Lula à forma de distribuição dos royalties do petróleo entre todos os estados e municípios (Lei 12.351/10), como aprovada no Congresso. O pleito prejudica os municípios fluminenses, inclusive, Nova Friburgo. Este, aliás, foi um dos motivos que fez o prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Neto, não comparecer à marcha, que termina hoje, quarta-feira.
A presença da princesa da Espanha, Elena María Isabel Dominica de Silos de Borbón y Grecia, que visitou Nova Friburgo ontem, 10, para fazer a entrega de kits de mobília para famílias desabrigadas na tragédia climática, também pesou na decisão de Dermeval Neto de não ir à Brasília.
Secretaria de Educação contratará empresa
especializada para manutenção de escolas
O relatório final da CPI da Educação, criada pela Câmara em 2009, após denúncias efetuadas pela ex-secretária de Educação, professora Ledir Porto, quanto à má conservação das unidades públicas municipais herdadas do governo Saudade Braga, foi anexado esta semana ao processo administrativo aberto pelo atual secretário da pasta, Marcelo Verly, vereador e relator da CPI à época.
O município realizará licitação para contratação de empresa para manutenção, reparos elétricos e hidráulicos, conservação e pintura, entre outras ações, periodicamente, nas unidades da rede. A previsão é de investir com recursos próprios R$ 2,5 milhões durante um ano, uma média aproximada de R$ 18 mil, por unidade.
Todos os valores foram extraídos da tabela Emop, órgão estadual responsável por obras gerais nos municípios. Além das obras de recuperação feitas por empreiteiras contratadas pelo governo do Estado, através da Secretaria de Obras, a partir das fortes chuvas de janeiro, a intenção da Secretaria Municipal de Educação é não permitir que a estrutura física da rede municipal de ensino volte a ser o que era, considerada péssima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário