Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 11 de junho.
sábado, 31 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Apenas 11% dos eleitores confiam na classe política, mostra pesquisa
Uma pesquisa realizada pela empresa GFK para aferir o índice de confiança dos brasileiros, mostra que a classe política continua em baixa junto à opinião pública. Em 2010, 11% dos entrevistados disseram confiar na categoria, ante 16% em 2009. A média global caiu para 14% este ano, depois de estar em 18% no ano passado. A pesquisa também mediu o nível de confiança da população em profissões e organizações no Brasil. Foram ouvidas mil pessoas em todo o país.
A pesquisa GFK revelou, pelo segundo ano consecutivo, que os bombeiros são apontados como os profissionais mais confiáveis, com 98% das menções entre os brasileiros. Os carteiros, com 92%, conquistaram o 2º lugar no Brasil, seguidos pelos professores dos ensinos fundamental e médio e dos médicos, com 87%.
Eleitores apontam saúde, segurança, emprego e educação como prioridades
A pesquisa do Instituto Paulo Montenegro (IPM), do Ibope, a pedido do movimento Todos pela Educação, divulgada esta semana, revelou as principais prioridades dos brasileiros com relação à atenção que deve ser dada pelo futuro presidente da República, independente de quem venha a ser eleito. Segundo a consulta, por ordem as maiores atenções do futuro presidente devem ser com saúde, segurança pública, emprego e educação. Foram entrevistadas duas mil pessoas. A diretora executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, acredita que a pesquisa manda um recado claro aos candidatos a cargos eletivos em diferentes níveis de que é preciso apresentar propostas consistentes para o país. “Nós esperamos que os candidatos entendam o que a população está dizendo”, afirmou.
Senado Federal quer acabar com punições
para quem não votar e nem justificar no prazo
O eleitor que deixar de votar e não justificar dentro do prazo legal poderá deixar de sofrer punições, como ficar impedido de tirar passaporte e carteira de identidade ou de participar de concurso público. É o que propõe o projeto aprovado quarta-feira, 16, no Senado Federal. A proposta, no entanto, mantém a multa de 5% a 20% do salário mínimo para quem não votar nem justificar em até 30 dias após a eleição.
Pelo texto, mesmo em situação irregular com a Justiça Eleitoral o eleitor poderá obter passaporte ou carteira de identidade; receber remuneração de órgãos e entidades estatais; participar de licitação pública; obter empréstimo de entidades financeiras estatais; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.
O autor do projeto, senador Marco Maciel (DEM), embora se coloque a favor do voto obrigatório, afirmou que todas as restrições têm constitucionalidade duvidosa e colocam em risco os princípios fundamentais, como o da cidadania. Ele defende que a multa e o cancelamento do título se o eleitor não votar em três pleitos já são “medidas suficientemente desestimuladoras do absenteísmo voluntário do eleitor”.
Depois de aprovado no Senado, o projeto segue agora para a Câmara dos Deputados, mantendo as atuais restrições para quem não comprovar o alistamento eleitoral, obrigatório para brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 18 anos.
Olney intermedeia solução para concursados da Polícia Militar
O deputado Olney Botelho recebeu esta semana em seu gabinete na Alerj a visita do vereador friburguense Luciano Faria e do coronel Aristeu Leonardo Tavares. A pauta principal da reunião foi buscar apoio do parlamentar para a situação de 56 concursados para a Polícia Militar em Nova Friburgo (11° BPM) e Teresópolis (33° BPM) que, embora tenham optado e feito o recrutamento nestes batalhões, foram transferidos contra a vontade para o 13º BPM (Praça Tiradentes). Os concursados questionam a transferência, alegando questões financeiras e familiares. O deputado prometeu intervir em favor dos concursados junto ao comandante geral da PM, coronel Mario Sérgio de Brito Duarte, no sentido de que sejam respeitados os critérios previstos no edital do concurso. “Vou trabalhar para resolver essa situação. Famílias dependem dessa resposta e esse é o meu papel como representante de Nova Friburgo e região”, disse Olney.
Depois de Conselheiro, Rogério Cabral quer UPAs em São Geraldo e Olaria
Presente à inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Conselheiro Paulino, a qual ajudou a implantar, o deputado Rogério Cabral defendeu a instalação de mais duas unidades em Nova Friburgo. Uma em São Geraldo e outra em Olaria. Ele disse já ter feito estas indicações no plenário da Alerj e conversado sobre o assunto com a cúpula do governo estadual. Cabral disse ter ajudado na implantação da primeira UPA, ocorrida esta semana, através de Indicação Legislativa publicada no Diário Oficial de 27 de fevereiro de 2008. “De lá pra cá, diversas ações foram implementadas para que Nova Friburgo pudesse contar efetivamente com essa unidade de atendimento 24 horas”, destacou.
Marina é a primeira a ter candidatura
oficializada à sucessão presidencial
O Partido Verde inaugurou ontem, 10, a temporada de convenções nacionais que os partidos são obrigados a realizar para oficializar as candidaturas para as eleições de outubro. A senadora Marina Silva teve o seu nome confirmado para concorrer à sucessão presidencial. As legendas têm até o dia 30 de junho para escolher os nomes que disputarão as eleições para presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e estadual. No fim de semana é a vez do PT e do PSDB realizarem suas convenções. A dos tucanos acontece no sábado, 12, em Salvador, e a dos petistas no domingo, 13, em Brasília. Os tucanos lançarão o nome do ex-governador paulista José Serra e os petistas indicarão a candidatura da ex-ministra da Casa Civil do governo Lula, Dilma Rousseff.
Braulio deve mesmo ser o candidato do governo
Fonte ligada ao gabinete do prefeito Heródoto Bento de Mello garantiu esta semana que, embora não esteja oficializado, o governo municipal já decidiu que o nome a ser indicado para concorrer à Assembleia Legislativa nas eleições deste ano já está definido: o ex-secretário de Governo, Braulio Rezende, também presidente do PMDB local e da CDL e SinComércio. O nome dele deverá ser ratificado na convenção regional do PMDB, no Rio, ainda este mês.
Braulio, tido como braço direito do prefeito, se afastou do governo em abril passado, juntamente com os ex-secretários de Obras e de Agricultura, Hélio Gonçalves Corrêa e Roberto Wermelinger, respectivamente. Os três ficaram à disposição para postular a indicação de Heródoto. Os dois que não forem escolhidos voltarão a seus cargos no governo municipal em breve.
Nova Friburgo poderá ter cinco nomes para deputado federal
Os vereadores Marcelo Verly (PSDB) e Edson Flávio (PR) deverão ter os seus nomes confirmados este mês nas respectivas convenções regionais de seus partidos para concorrer a deputado federal no pleito deste ano. A lista poderá ser engrossada com mais um nome da Câmara: Renato Abi-Râmia. A convenção do PSDB está prevista para o dia 19, em Niterói; a do PR no dia 27, no Rio. Outros nomes friburguenses cotados para concorrer a deputado federal este ano são o da ex-vereadora Jamila Calil (PPS) e do ex-deputado Glauber Braga (PPS).
Dornelles hoje em Nova Friburgo
O senador Francisco Dornelles (PP) visita Nova Friburgo hoje, 11. Sua principal agenda na cidade será a participação no almoço de 20 anos da InterTV, emissora afiliada da Rede Globo, no salão nobre do Country Clube. Depois do almoço, o senador deverá ter uma série de encontros políticos com filiados do PP, partido presidido por ele no país.
Ex-ministro do Meio Ambiente virá no dia 18
O ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, terá uma vasta agenda em Nova Friburgo no próximo dia 18. Na programação, palestra no Colégio Anchieta, bate-papo com militantes do PT, plantio de árvores e participação na audiência pública sobre projetos de saneamento para o município, na sede da CDL, ao lado da secretaria estadual de Meio Ambiente, Marilene Ramos.
Câmara vai inaugurar novo plenário no início de julho
O presidente da Câmara, vereador Sérgio Xavier (PP), disse ontem que espera inaugurar o novo plenário do Legislativo friburguense no início do mês que vem, antes do recesso parlamentar do meio do ano. As obras físicas, segundo ele, já estão prontas e a data da inauguração depende agora das novas bancadas dos vereadores e a conclusão de outros pequenos detalhes, que já estão sendo providenciados.
Com as obras de ampliação e modernização do prédio oficial da Câmara, na Rua Farinha Filho, iniciadas no começo deste ano, as sessões oficiais da Câmara estão sendo realizadas provisoriamente no antigo prédio do Fórum Júlio Zamith, na Praça Getúlio Vargas. Junto com as obras, a Câmara também vai inaugurar a Sala de Imprensa Américo Ventura Filho, fundador de A VOZ DA SERRA. Na mesma oportunidade, o Legislativo pretende colocar na internet o portal eletrônico Nova Friburgo Transparente, com o intuito de disponibilizar informações sobre as receitas e gastos de todos os órgãos da administração pública municipal, inclusive do próprio Legislativo. Através desta ferramenta, o cidadão terá informações atualizadas e poderá fiscalizar os gastos públicos com maior facilidade.
Vereadores não terão sessão na estreia do Brasil na Copa
Em virtude do jogo de estreia do Brasil contra a Coreia do Norte na Copa do Mundo, na próxima terça-feira, 15, às 15h30, a sessão ordinária do mesmo dia, no fim da tarde, foi cancelada. Como os outros dois jogos da seleção brasileira na primeira fase serão realizados num domingo (dia 20, contra Costa do Marfim) e numa sexta-feira (25, contra Portugal), não haverá necessidade de novos cancelamentos no calendário legislativo. Na Assembleia Legislativa do Rio e no Congresso Nacional também haverá ponto facultativo na próxima terça-feira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário