Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 10 de março 2011
domingo, 31 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Heródoto aceita se submeter à avaliação médica proposta pela Câmara e marca data para dia 15
O prefeito licenciado, Heródoto Bento de Mello (PSC), vai sim se submeter à avaliação médica proposta pela Câmara que, antes de renovar um novo pedido de licença, pretende constatar o seu real estado físico e mental. Em documento protocolado no último dia 4, prazo final para que respondesse se aceitaria ou não a proposta do Legislativo, Heródoto se manifestou favoravelmente por escrito e, através de intermediário, protocolou documento marcando para o próximo dia 15 a data para receber a junta médica criada pela comissão especial, presidida pelo médico e vereador Renato Abi-Râmia (PMDB).
Segundo informação do publicitário e amigo particular de HBM, Alexandre Meinhardt, a avaliação médica do prefeito licenciado será efetuada no próprio apartamento de Heródoto, na Rua Ariosto Bento de Mello, Centro, às 10h. A junta médica é formada pelo psiquiatra Jorge Hermersdorf, o neurologista Paulo Rosa e o clínico geral Ebenézer Soares Ferreira Júnior. O prefeito tem direito a acompanhamento de seus médicos particulares e, como o processo está em segredo, o resultado da avaliação não deverá ser tornado público, mas, por outro lado, vai amparar futuras decisões do Legislativo sobre o caso.
“Não há porque não fazer [a avaliação médica]. Estou à disposição”, teria dito Heródoto aos amigos próximos, segundo Meinhardt, ao assinar o documento, protocolado na última sexta-feira, 4, na Câmara.
Prefeito licenciado convida presidente
da Câmara para uma visita de cortesia
Além de aceitar a proposta para se submeter à avaliação médica pretendida pela Câmara, o prefeito licenciado, Heródoto Bento de Mello, convidou o presidente da Câmara, Sérgio Xavier (PP), para uma visita de cortesia a seu apartamento, na Rua Ariosto Bento de Mello, onde permanece em tratamento para concluir a recuperação do acidente sofrido em setembro passado, numa estação ferroviária em Lausanne, na Suíça. O convite foi intermediado pelo ex-secretário de Governo de HBM, Braulio Rezende, que ligou para o presidente da Câmara informando, na última sexta-feira, 4, que Heródoto se manifestaria favoravelmente à proposta da comissão especial, criada para aferir o estado físico e mental do prefeito licenciado.
O convite para Sérgio Xavier visitar Heródoto tem como um dos objetivos quebrar o mal entendido criado com a repercussão negativa no Legislativo depois que dois parlamentares - Nami Nassif (sem partido) e Edson Flávio (PR) - estiveram no apartamento do prefeito licenciado, no último dia 28, sem prévio conhecimento dos demais vereadores. Nami e Edson, inclusive, deverão ser chamados a prestar esclarecimentos à comissão especial da Câmara, pois se negaram a comentar espontaneamente, durante sessão legislativa, as suas impressões pessoais acerca do estado de saúde do prefeito licenciado. Já Sérgio Xavier ficou de responder se aceita fazer a visita a HBM, assim que retornar ao município.
Ainda na sexta-feira passada, a Rádio Friburgo AM divulgou um áudio de aproximadamente dois minutos, aparentemente sem edição, no qual Heródoto afirma estar “caminhando para retornar às funções de prefeito”. O CD contendo o depoimento de HBM foi entregue à direção da emissora pelo ex-secretário municipal de Governo, Braulio Rezende, e pelo publicitário Alexandre Meinhardt, e transmitido pela primeira vez durante o programa “Boa Tarde, Nova Friburgo”. Embora perceptível, a voz do prefeito licenciado na gravação apresenta certa fragilidade.
“O prefeito [licenciado] permanece fazendo fisioterapia e ainda está frágil. Ele está usando uma sonda e na maioria do tempo se locomove numa cadeira de rodas. Por tudo que ele passou nos últimos meses, é um quadro normal. Mas doutor Heródoto está lúcido e se recuperando muito bem e, como ele mesmo sempre diz e reitera, não tem nada para esconder de ninguém. Com relação à avaliação médica pretendida pela Câmara, ele foi muito claro: não há por que não aceitar fazer a avaliação”, disse Meinhardt.
Ministra defende cota
fixa de 30% dos assentos
legislativos para as mulheres
A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher, na terça-feira, 8, defendeu a representatividade cada vez maior das mulheres na política nacional, estadual e municipal.
Segundo ela, um projeto de reforma política precisa contemplar não apenas uma cota para candidatas mulheres em cada eleição, como acontece atualmente, mas também uma reserva fixa para elas de cerca de 30% dos assentos nos parlamentos de todos os níveis (municipal, estadual e federal). Para a ministra Iriny Lopes, “esta é uma das medidas que ajudariam a reduzir as diferenças sociais – e de gênero – no Brasil”.
Alerj confirma visita de CPI
aos municípios devastados
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Região Serrana da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB), visita nesta sexta-feira, 11, e no próximo sábado, 12, duas cidades devastadas pela tragédia climática de janeiro. Na sexta, às 10h, a comissão vai a Teresópolis, e, no sábado, 9h, será a vez de Nova Friburgo. O ponto de encontro, em ambos os dias, será na Prefeitura de cada cidade. A coluna Bastidores da Política já havia antecipado a visita da CPI no último fim de semana.
Para Luiz Paulo, a visita à região mostra a preocupação que a Casa vem tendo com o caso. “Precisamos saber como está a situação atual das cidades mais atingidas pela catástrofe. Verificar a extensão da tragédia e saber se houve enchentes e inundações são alguns dos objetivos da visita. É necessário estarmos a par de tudo, pra que compreendamos os moradores”, afirma o tucano. O deputado friburguense Rogério Cabral (PSB) integra a CPI e estará presente às duas visitas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário