Banho de cachoeira requer atenção redobrada no verão

quarta-feira, 02 de janeiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Banho de cachoeira requer  atenção redobrada no verão
Banho de cachoeira requer atenção redobrada no verão

O banho de cachoeira é um dos programas favoritos de muitos friburguenses durante o verão pela variedade de opções que a cidade oferece. Locais como o Parque Municipal Juarez Frotté, o Poço Feio, o Encontro dos Rios e a Toca da Onça costumam registrar um grande número de frequentadores nesta época do ano—quando também aumenta o número de afogamentos e acidentes. Por conta disso, é preciso estar atento a alguns cuidados para desfrutar com segurança de um saudável lazer junto à natureza. 
Um dos principais riscos do banho de cachoeira nesta época é a tromba-d’água, muito comum no verão e ocasionada pela chuva forte que cai na cabeceira do rio. Pode estar fazendo sol em algumas partes, mas, se na cabeceira estiver chovendo, a água pode descer com muita intensidade, da nascente, e arrastar o que encontrar pela frente. Em função disso, é preciso prestar atenção a alguns sinais que podem indicar perigo. O primeiro passo é consultar a previsão do tempo antes de sair de casa. Ao avistar nuvens se formando no alto da serra, a dica é afastar-se do leito do rio, mesmo procedimento indicado no caso de a água ficar mais suja do que o habitual e cheia de galhos e folhas.
Outro fenômeno que pode tornar o banho de cachoeira arriscado é a cabeça-d’água, comum nas regiões serranas e causada por uma chuva forte que forma uma grande onda, aumentando o nível das águas de um rio e provocando enchentes ao longo de sua trajetória. A alteração costuma ocorrer em dias muito quentes e com a umidade do ar em alta. 
Além desses perigos, é importante evitar se banhar em locais desconhecidos, trechos desertos ou com advertências de impróprio para mergulhos. Também se recomenda verificar a profundidade antes de entrar na água e checar sempre se há pedras ou buracos. O ideal é que a pessoa também não entre na cachoeira depois de refeições ou de ter ingerido bebida alcoólica em excesso. 
As crianças devem estar sempre acompanhadas dos responsáveis e não abusar das brincadeiras, principalmente próximo às pedras. Estes são alguns cuidados para garantir uma diversão segura e aproveitar ao máximo os prazeres de um refrescante banho de cachoeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade