A bandeira tarifária para o mês de junho de 2015 é vermelha para todos os consumidores brasileiros — o que significa um acréscimo de R$ 5,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A partir de 1º de maio de 2015, o sistema de bandeiras também começou a ser aplicado aos consumidores atendidos pela Amazonas Energia, pois conforme despacho número 1.365/2015, a distribuidora passou a fazer parte do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Pelo sistema de bandeiras tarifárias, as cores verde, amarela e vermelha indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. Assim, o consumidor pode identificar qual bandeira do mês e reagir a essa sinalização com o uso consciente da energia elétrica, sem desperdício.
As cores indicam: bandeira verde — condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo; bandeira amarela — condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 2,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos; e bandeira vermelha — condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 5,50 para cada 100 kWh consumidos.
Avaliação de satisfação do consumidor: pesquisa começa esta semana
A Aneel iniciou no sábado passado, 30 de maio, a aplicação dos questionários referentes à 16ª edição da pesquisa anual que apura o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc). Os questionários serão aplicados até 20 de agosto de 2015 para avaliar, a partir da percepção do consumidor, o grau de satisfação em relação ao serviço público de energia elétrica.
Serão entrevistados 25.186 consumidores residenciais de 550 municípios, abrangendo a área de atuação das 63 concessionárias e das 38 permissionárias de distribuição de energia elétrica do país. Os resultados da pesquisa serão divulgados em conjunto com a entrega do Prêmio Iasc.
As distribuidoras concessionárias e permissionárias melhor avaliadas por seus consumidores recebem o referido prêmio. As 101 concorrentes são agrupadas por tipo (concessionária ou permissionária), por critérios regionais e por número de unidades consumidoras. As distribuidoras melhor avaliadas em cada categoria recebem, além do troféu e do certificado, o Selo Iasc – marca que pode ser utilizada nas faturas de energia e no material institucional da empresa –, um estímulo para a melhoria contínua dos serviços prestados aos consumidores.
O Iasc é um indicador de qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras sob a perspectiva dos consumidores e auxilia a Aneel nas atividades de fiscalização, no aperfeiçoamento do processo regulatório e, recentemente, contribuiu para o diagnóstico de 16 distribuidoras de energia elétrica que foram convocadas pela agência para discutir a qualidade do serviço prestado.
O resultado da pesquisa permite às empresas buscarem o aprimoramento contínuo dos serviços prestados aos consumidores em suas respectivas áreas de atuação. Para auxiliar na gestão dessa melhoria contínua, a agência disponibilizou, em 30 de março passado, simuladores baseados no modelo do Iasc.
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