Banda na Praça no Bar da Música

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Combinação perfeita na noite de sábado, 14. Apesar do tempo chuvoso, muita música em plena praça pública agradou a um público de diferentes estilos. Antecedendo mais um show pré-carnavalesco do Bar da Música, em que foi transformada a Dermeval Barbosa Moreira, aconteceu a apresentação da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense, dentro do projeto cultural Banda na Praça, no palco instalado ao lado do Centro de Turismo. Realização do governo municipal, por intermédio das secretarias de Cultura e Turismo, o evento acontece quinzenalmente, a cada segundo e quarto sábados.

Sob a regência do maestro Marcus Almeida, a banda Campesina executou dez composições musicais, entre dobrados, canções internacionais e músicas dos repertórios clássicos e populares. O estudante norte-americano Luke Witchger encerrou o espetáculo com um solo de violino na peça Czardas, de autoria de V. Monti, em arranjo de David Bennett. Antes dele, os solos foram do trompetista Raphael Steinbruck Cardoso, em Boogie Woogle Band, de David Bennett, e do clarinetista César Augusto Bonan, em Moonlight Serenade, de Glen Miller.

O estudante Luke, da cidade de Omaha, do estado de Nebraska (EUA), está na cidade desde agosto do ano passado. Participante do programa de intercâmbio do Rotary Club de Nova Friburgo, ele faz curso superior de violino na Uerj-Rio e neste período de sua estada local tem acompanhado a agremiação musical em diversas apresentações.

Além dos três números com os solos, respectivamente de clarineta, trompete e violino, a banda Campesina executou ainda o dobrado Landô, de Amadeu Teixeira; Feira de Mangaio, de Sivuca; Aqueles olhos verdes, de Nilo Medeiros, com arranjo de Ray Connif; Cantos Nordestinos, de Gilberto Gagliardi e arranjo de José Nascimento; Hello Dolly, de Jerry Herman, com arranjo de Willi Loffler, além de Bohemian Rhapsody, de autoria de Freddie Mercury, com arranjo de John Glenesk Mortimer, e Novena, de James Swearingen.

Próximo concerto será especial pelo 146º aniversário da Euterpe

Dentro da programação do projeto Banda na Praça, no sábado, 28, será a vez da banda Euterpe. A apresentação, no entanto, terá um caráter especial: o concerto, inclusive, será realizado no Teatro Municipal Ariano Suassuna, na Praça do Suspiro, por conta da comemoração do 146º aniversário da agremiação musical.

Realizado a cada 15 dias, o Banda na Praça integra projeto cultural aprovado pela Lei Municipal 3.703, aprovada pela Câmara de Vereadores, com os objetivos de resgate e valorização da música e de fortalecimento de ambas as instituições musicais – Euterpe e Campesina – que, além de uma agenda de apresentações públicas, disponibilizam, em contrapartida, bolsas de estudos em suas respectivas escolas de música. Cada instituição é contemplada com R$ 60 mil por ano.

Os interessados nos cursos de música podem fazer suas inscrições na Secretaria Municipal de Cultura, na Praça Getúlio Vargas 89 (antigo Fórum Júlio Vieira Zamith).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade