Na tarde do último sábado, 25, a sociedade musical Euterpe Friburguense apresentou mais um de seus concertos da série “Banda na Praça”, realização em conjunto com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.
A lei municipal nº 3.703/ 2004, aprovada pelo Legislativo, foi criada a fim de apoiar e resgatar as importantes manifestações artísticas. O exemplo desse incentivo é o projeto cultural que conta com a apresentação da banda Euterpe Friburguense, que é realizado há mais de dez anos, a cada quarto sábado do mês.
Além do público presente para prestigiar a banda na Praça Getúlio Vargas, a apresentação contou com as presenças da secretária de Cultura, Cristina Sachetto, e de integrantes do Centro Excursionistas de Friburguense (CEF), a exemplo de seu presidente Carlos Augusto Fernandes Fontão (Gutinho) e do ex-diretor Humberto Fontão (Betito). A banda Euterpe dedicou o concerto aos 80 anos do segundo mais antigo clube de montanhismo do Brasil, comemorado no último dia 20 de julho.
Sob regência do maestro Nelson José da Silva Neto, a Euterpe fez mais uma apresentação com repertório variado. Iniciou o concerto com a execução do Hino de Nova Friburgo, seguido das composições “Lígia”, “Gonzaga em Tom Maior”, “É preciso saber viver”, “150 anos de Euterpe Friburguense” e “Sinatra in Concert”. O destaque mais uma vez ficou com a apresentação do pot-pourri “Homenagem a Villa-Lobos”, com arranjo especial de J. C. Ligiero. A peça tem constado do repertório da agremiação musical friburguense, sobretudo em referência à celebração do centenário como compositor do maestro Heitor Villa-Lobos, comemorado no dia 29 de janeiro.
Próximo Banda na Praça: 22 de agosto
Realizado sempre no quarto sábado de cada mês, o próximo concerto da banda Euterpe Friburguense no programa cultural Banda na Praça está agendado para o dia 22 de agosto, sábado, às 15h30, na praça Getúlio Vargas (nas proximidades do coreto).
Antes disso, porém, o próximo compromisso da banda, segundo confirma o maestro Nelson José, está programado para 15 de agosto, participando da comemoração dos 191 anos da Igreja Luterana e da colonização alemã em Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário