No mês em que se comemora o Dia Nacional da Música Clássica, celebrado no último dia 5, data do nascimento do compositor e maestro Heitor Villa Lobos (1887-1959), a banda Sociedade Musical Euterpe Friburguense realiza mais uma edição do programa cultural ‘Banda na Praça’, desta vez no condomínio Residencial Verde Vale, localizado no bairro Nova Suíça. A apresentação será no sábado, 19, às 16h30, em promoção conjunta com a Secretaria municipal de Cultura.
Geralmente realizado a cada quarto sábado, a edição deste mês foi antecipada em uma semana, atendendo pedidos dos moradores do condomínio, construído onde ficava a antiga Fazenda Nacional São José: a apresentação ocorrerá no dia em que o santo é festejado - 19 de março.
Sob a regência de seu maestro titular Nelson José da Silva Neto, a banda Euterpe Friburguense vem se preparando nas últimas semanas para mais esta apresentação, pelo ‘Banda na Praça’. Além disso, a Euterpe também já se prepara para o Concerto do 198º aniversário de Nova Friburgo, programado para sábado, 21 de maio, no Teatro Municipal Laercio Ventura.
Bachianas - Antes, porém, em março, dia 31, a agremiação promoverá mais uma palestra do ‘Pontinho de Leitura’, iniciativa conjunta à Secretaria estadual de Cultura. O professor Paulo Jordão Bastos falará sobre "As Bachianas Brasileiras de Heitor Villa Lobos - Verdadeiras obras primas do cancioneiro Internacional".
São José, o operário de Nazaré
Considerado o padroeiro das igrejas Ortodoxa, Anglicana e Católica, além de ser o "padroeiro dos trabalhadores" e também "padroeiro das famílias", o dia de São José é celebrado em Portugal como Dia dos Pais.
José de Nazaré ou José, o Carpinteiro, é ainda São José Operário e tem seu dia também celebrado em 1º de maio: desde 1955, o Papa Pio XII instituiu a festa de São José Trabalhador, para coincidir com o então Dia do Trabalho. A Igreja Católica, providencialmente, nesta data civil, marcada muitas vezes por conflitos e revoltas sociais, quis cristianizar a festa e na presença de mais de 200 mil pessoas, na Praça de São Pedro, o papa deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o operário de Nazaré.
Deixe o seu comentário