Inaugurada 21 anos após a fundação da S.M.B. Euterpe Friburguense, em 13 de junho de 1884, no próximo ano a Capela de Santo Antônio completará seu 130° aniversário. Assim como a Banda Euterpe, o templo foi obra do mesmo autor: o maestro português Samuel Antônio dos Santos, que em 1858, ao enfrentar uma tempestade em alto-mar, na travessia marítima Lisboa-Buenos Aires, recorreu à sua devoção a Santo Antônio, rogando por sua vida e dos demais que o acompanhavam na viagem. Segundo a promessa de Samuel, tão logo se fixasse numa cidade, fundaria uma banda e uma escola de música e ergueria um templo em honra ao seu padroeiro.
Tendo se aproximado de Nova Friburgo, onde veio lecionar música no antigo Colégio Freeze (atual Nossa Senhora das Dores), o maestro Samuel acabou se familiarizando com pessoas influentes da época, em que Nova Friburgo era apenas uma vila, então com 45 anos de existência. Com apoio de personalidades, a exemplo do Barão de Nova Friburgo, o maestro fundou a Banda Euterpe que, em 26 de fevereiro último, completou seu sesquicentenário com a banda de música civil mais antiga do país em funcionamento ininterrupto.
O atual pároco da Capela de Santo Antônio, padre Antonio Leão Ferreira, e o presidente da Euterpe, Francisco de Assis da Silva, já iniciaram entendimentos para o planejamento de comemorações especiais no 130° aniversário da capela em junho de 2014.
Deixe o seu comentário