Banda Euterpe e Gama: um sábado de emoções

quarta-feira, 05 de junho de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Banda Euterpe e Gama: um sábado de emoções
Banda Euterpe e Gama: um sábado de emoções

Girlan Guilland

Tipicamente friburguenses, com clima bastante frio, a tarde e a noite do último sábado, 1º de junho, foram também de muitas emoções. A homenagem promovida pela Banda Euterpe Friburguense com o Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) contou com dois momentos muito especiais, reunindo parentes do maestro Sérvio Tullio Pereira do Lago, autor da música do Hino do Centenário de Nova Friburgo: à tarde, a inauguração da placa referencial na antiga residência da família na Rua Augusto Cardoso 52 (atual Clínica Mater Dei) e à noite, no Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça do Suspiro, o concerto da banda sinfônica sob regência do maestro titular Nelson José da Silva Neto, como parte da programação dos 54° Jogos Florais de Nova Friburgo.

Acompanhado da mulher, Nadejda, da irmã Lúcia Stella, do filho Leandro Amora do Lago (acompanhado de sua tia Carla Hollanda) e demais familiares, Mozart Emílio Lago, filho de Sérvio, reviveu momentos marcantes ao ser convidado pelo médico e atual proprietário do imóvel, Homero Padilha, para visitar o interior do prédio. Já no portão, a surpresa, ao constatar que até mesmo essa peça, bem como o muro de pedra da antiga residência, detalhes de arbustos do jardim e a maioria dos ambientes internos foram preservados. A casa, segundo Mozart, foi residência da família por duas décadas. Muito emocionado, o filho do maestro reviveu parte de sua infância e juventude com os demais irmãos, Silvio e Américo Vespúcio (ambos falecidos).

Como anfitrião, o médico Homero Padilha fez saudação inicial agradecendo ao Gama e à Euterpe pelo resgate dessa importante parte da história de Nova Friburgo: "Confesso que me sinto lisonjeado; eu nem sabia da importância desse prédio, que procuramos preservar, e agradeço por poder participar dessa homenagem à família de alguém de tamanho significado para nossa cidade”. afirmou.

 A pedagoga Salete Lamego falou em nome do Gama, ressaltando o fato de que, juntamente com a Banda Euterpe, a instituição tem como meta identificar outras residências de personalidades da história local. Ela destacou ainda a importância da iniciativa para revelar às atuais gerações nomes de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento e a cultura do município.

Acompanhado do presidente do Conselho Deliberativo, José Nilson da Silva, o presidente do Conselho Diretor da SMBEF, Francisco Assis da Silva, agradeceu ao médico Homero Padilha pela pronta adesão à proposta da homenagem e também o parabenizou pelo fato de manter o imóvel com suas características originais. "O senhor nos prova com sua atitude que é melhor ser do que ter”, acentuou o presidente, que se dirigindo ainda aos familiares do maestro destacou que o mesmo, "com sua cultura musical, marcou a trajetória de um povo” e afirmou ter a honra de saber que a Euterpe esteve inserida neste contexto, uma vez que, conforme afirmou Mozart, a Euterpe tocava em todos os seus aniversários, como era praxe à época em se tratando de personalidades friburguenses.

 

Concerto aos trovadores e entrega de comenda

 

No Teatro Municipal Laercio Ventura, as emoções continuaram ao fim da tarde e início da noite do sábado. No Concerto do Sesquicentenário, dividido em duas partes, a sinfônica Euterpe Friburguense contou com a participação especial do cantor Noel em interpretações de sucessos dos Beatles. A apresentação serviu para a premiação de trovadores de diversas regiões brasileiras que estavam em Nova Friburgo participando dos Jogos Florais e que também competiram no concurso paralelo, tendo como tema o sesquicentenário da banda civil mais antiga do Brasil.

No concerto, a diretoria da SMBEF aproveitou ainda para entregar a Mozart Lago o título de sócio honorário, no grau de comenda "Embaixador do Sesquicentenário”, enquanto a família Lago presenteou a banda com a doação das partituras originais do Hino do Centenário, composto pelo maestro Sérvio Lago (música) e pelo poeta Franklin Coutinho (letra). 

O trovador Luiz Carlos Abritta, de Belo Horizonte (MG), deu o tom da noite. Ele, que foi um dos 20 premiados no concurso em homenagem à banda Euterpe, subiu ao palco para receber seu troféu e fez questão de dizer que "todos nessa noite estão sendo brindados pelos que existe de melhor: a junção da música e poesia”. Presidente Nacional da União Brasileira dos Trovadores (UBT), Luiz Carlos Abritta presenteou a Euterpe com uma placa alusiva à comemoração de seu sesquicentenário, entregue aos presidentes Assis e Nilsinho, dos conselhos diretor e deliberativo.

Ainda como parte da programação dos Jogos Florais, na manhã de domingo o presidente Assis da Silva participou da cerimônia de entrega da premiação do concurso, realizada na Sociedade Esportiva Friburguense, onde aproveitou a oportunidade para realizar a entrega das comendas do Sesquicentenário da Eurterpe a dois históricos euterpistas: o magnífico trovador Rodolpho Abbud, presidente da seção Nova Friburgo da UBT, e a trovadora e assessora da UBT local, Elisabeth Souza Cruz.

Encerrando a intensa programação do fim de semana, a banda escola da Euterpe Friburguense realizou apresentação na noite de domingo, animando a Festa do Pastel do Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje), no Vale dos Pinheiros. A direção da instituição filantrópica também prestou homenagem à banda, com a entrega de uma placa alusiva ao seu 150° ano.

 

      

Elisabeth (e), agora é comendadora da Euterpe

 

O presidente Assis entrega a Comenda a Rodolpho Abbud

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade