Neste domingo, 12, a Real Banda Euterpe Friburguense se apresentará na Festa de Santo Antônio, na Praça do Suspiro. O concerto em homenagem ao santo casamenteiro será realizado às 20h e, além de festejar antecipadamente o dia do santo (celebrado na segunda-feira, 13), a apresentação musical também marcará os 132 anos da inauguração da capela que integra um dos símbolos postais friburguenses: a Praça do Suspiro.
A banda Euterpe Friburguense e a capela de Santo Antônio têm ainda outra importante ligação: em 1858, o maestro português Samuel Antônio dos Santos, fundador da banda, decidiu enfrentar uma tempestade em alto-mar na travessia Lisboa-Buenos Aires e, na ocasião, prometeu a Santo Antônio que, caso chegasse com vida à atual capital argentina, criaria a igreja e uma banda.
Atualmente, a Euterpe e a capelinha de Santo Antônio, no Suspiro, são, respectivamente, dois dos principais atrativos turísticos friburguenses. A banda, inclusive, é ainda um destacado patrimônio cultural do estado do Rio com mais de 150 anos de atividade ininterrupta.
Mais concertos
A banda Euterpe Friburguense, que recentemente passou a ser denominada "Real Banda" devido ao reconhecimento de Nova Friburgo, pela Asssembleia Legislativa (Alerj), como Cidade Real, volta a se apresentar no próximo dia 25 -- através do projeto Banda na Praça, na Estação Livre (antiga rodoviária urbana) — e no dia 29 de junho — durante a procissão em louvor a São Pedro, na festa do padroeiro do distrito de São Pedro da Serra.
Deixe o seu comentário