A banda Euterpe Friburguense completou 151 anos quarta-feira, 26, e a data foi comemorada com a posse da nova diretoria. Paulo Benitez da Silva sucedeu Francisco de Assis na presidência do conselho diretor; Jorge de Carvalho ficou no lugar de José Nilson da Silva (Nilsinho) no conselho deliberativo; e Laênio Stutz foi mantido à frente do conselho fiscal. A prefeita em exercício, Grace Arruda, prestigiou o ato e participou da mesa dos trabalhos com os demais, além do jornalista e divulgador da banda, Girlan Guilland, e o maestro Nelson José da Silva Neto, o Nelsinho.
A solenidade foi aberta com a execução dos hinos de Nova Friburgo e Nacional Brasileiro. Nilsinho foi o primeiro a se pronunciar, dizendo que encerrava mais um ciclo, pois presidiu os conselhos diretor e deliberativo quando participou dos festejos pelos 150 anos da banda. Para Nilsinho, o seu irmão Benitez chega com tudo no seu devido lugar e poderá exercer a função sem problemas. Em seguida, deu posse a Jorge de Carvalho na presidência do conselho deliberativo.
Assis comentou: "Valeu a pena. O trabalho e a empolgação pelos 150 anos ainda vão embalar a Euterpe por muito tempo”. O ex-presidente agradeceu a colaboração de todos e garantiu que, embora estivesse se afastando da presidência da banda, "continuaria na luta”. Ele anunciou a criação da Confraria Chico Bom - que foi músico da Euterpe - com o objetivo de reunir todos os amigos da sesquicentenária banda.
Jorge de Carvalho prestou homenagem aos músicos, ao maestro Nelsinho e a Júlio Cesar Seabra Cavalcanti, o Jaburu – colaborador da banda -, por seu trabalho em prol da cultura. Jorge conclamou a todos a continuarem colaborando com a Euterpe para que ela siga com sua missão. E deu posse a Benitez como presidente do conselho diretor.
Já empossado, Benitez enalteceu seus irmãos antecessores, Nilsinho e Assis, dizendo que eles se despedem entre aspas, pois continuarão colaborando com a Euterpe. Ele agradeceu a presença de Grace Arruda, julgando ser um gesto de carinho dela com a banda. O novo presidente anunciou o concerto comemorativo dos 151 anos no dia 16 de março, em conjunto com a banda da Guarda Municipal do Rio de Janeiro. E outros concertos virão durante o ano. Conclamou os músicos a estudarem e se dedicarem mais à Euterpe e marcarem presença maciça nas apresentações do projeto Banda na Praça.
É intenção de Benitez implantar o ônibus-escola com os professores da Euterpe nas mais diferentes localidades do município, para que jovens e crianças carentes também possam estudar música.
Depois de saudar os diretores e o novo presidente, Grace Arruda disse que a Euterpe vai além do que preceitua a prefeitura através do projeto Banda na Praça: em vez de 30 alunos em sua escola de música, tem mais de cem. A prefeita disse que ainda estão vivas em sua memória as imagens e sons de bandas de música desde sua infância e que é sempre gratificante ver e ouvir a Euterpe. Ela parabenizou os diretores que saíram e para os que entraram, garantiu: "Vocês podem contar com o meu apoio”.
Para o biênio 2014/15, a banda terá como presidente do Conselho Deliberativo: Jorge Luiz Ribeiro de Carvalho; presidente de honra: Jairo Wermellinger Araújo; presidente: Paulo Benitez da Silva; primeiro vice-presidente: José Nilson da Silva; segundo vice-presidente: José Augusto Vianna Lontra; vice-administrativo: Gustavo Castilho; secretária: Ione Thurler Marchetti; diretor de finanças: Carlos Magno Bastos; comunicação: Girlan Guilland; cultura: Júlio Cesar Seabra Cavalcanti (Jaburu); patrimônio: Manuel Ricardo Salgueiro; assuntos legais: Evandro Pereira Ribeiro; eventos: Francisco Rondon; sócios prestantes: Wagner Rosa Teixeira; diretor de banda: Gilney da Silva Oliveira; e o diretor da Escola de Música será o maestro Nelson José da Silva Neto.
Deixe o seu comentário