A banda escola Euterpe Friburguense, composta por 30 músicos de 11 a 67 anos, sob a batuta do maestro Marcos Botelho, representou Nova Friburgo na quinta edição da Maratona de Bandas, que aconteceu no último fim de semana, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, um dos teatros de música clássica mais importantes do país. A banda-escola também representou no evento todos os participantes da recente edição em Nova Friburgo do projeto de capacitação e atualização de músicos, maestros e estudantes de música do interior do estado, o Banda Larga.
Durante cerca de uma hora de concerto, a banda-escola da Euterpe foi aplaudida de pé diversas vezes pela plateia, com mais de 400 pessoas, entre elas, a secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, responsável pelo convite à banda-escola para participação na Maratona de Bandas. Nas edições anteriores da maratona a Sociedade Musical Euterpe Friburguense marcou presença, mas, desta vez, enviou a banda-escola por conta de sua participação no Banda Larga. Nova Friburgo foi um dos cinco polos do projeto no estado e a banda-escola Euterpe Friburguense, inclusive, realizou um concerto durante a programação noturna do evento.
De acordo com o maestro Marcos Botelho, a banda-escola Euterpe Friburguense se destacou também no Banda Larga por ser a que contou com o maior número de participantes e todos os alunos integraram também as diversas oficinas de música e reparos de instrumentos. A banda-escola voltará a se apresentar no próximo dia 26 de fevereiro de 2010, nas comemorações dos 147 anos da Euterpe, a banda de música mais antiga do estado, e na posse da nova diretoria da sociedade musical.
Deixe o seu comentário