Em meio ao seu intenso programa de atividades neste ano do sesquicentenário, a banda Euterpe Friburguense tem uma programação especial na manhã deste sábado, 14, no distrito de Conselheiro Paulino. Com a participação de sua banda-escola, sob regência do maestro Gilney da Silva Oliveira, o núcleo da Escola de Música Maestro Samuel Antônio dos Santos, que funciona no Instituto Chico Faria (ICF) — braço social da Stam Metalúrgica —, estará entregando certificados de conclusão aos alunos da primeira turma do curso de iniciação musical, que começou no segundo semestre.
O evento, que está programado para acontecer das 9h30 às 12h, constará também do encerramento dos diversos outros cursos e atividades desenvolvidos pela instituição, que começou a funcionar este ano. O núcleo da escola de música da Euterpe iniciou sua operação no 6° distrito em maio, com aulas para filhos de colaboradores da indústria, mas com planos de estender seu atendimento aos jovens e adolescentes da comunidade em geral. O professor do curso é o compositor e arranjador Thiago Vidal Corrêa, também músico da banda sinfônica Euterpe Friburguense.
Planos de mais núcleos no município
Além do núcleo que instalou este ano no Instituto Chico Faria, a diretoria da Euterpe Friburguense tem planos ousados para ampliar por outras comunidades friburguenses sua rede de núcleos da escola de música, que funciona na sede da banda, a exemplo de conversações que estão sendo estabelecidas em Conquista e Amparo. Neste último caso, há intenção dos moradores em reativar a banda Recreio Amparense, que em janeiro deste ano teria completado cem anos.
A escola de música da Euterpe é o pioneiro curso profissionalizante do município, tendo sido fundado juntamente com a banda. Como costuma lembrar o maestro Nelson José da Silva Neto, "em sua promessa, o fundador da Euterpe já previa o ensino da música”. Ele lembra ainda que a escola é responsável pela constante renovação da banda, que recebe todos os anos uma nova leva de jovens músicos.
Deixe o seu comentário