Banda Dos 9 aos 90 brilha nos ensaios de carnaval

O "esquenta" começou na última quinta-feira no Clube de Xadrez e só terminou no domingo nas ruas do Bela Vista
segunda-feira, 01 de fevereiro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Apresentação na Praça Dermeval Barbosa Moreira (Foto: Nelson Alvarez)
Apresentação na Praça Dermeval Barbosa Moreira (Foto: Nelson Alvarez)

A tradicional banda Dos 9 aos 90 já está aquecida para o carnaval friburguense. O “esquenta” começou na última quinta-feira, 28 de janeiro, no Clube de Música do Xadrez. No dia seguinte, a banda participou do grito de carnaval da Liga das Escolas de Samba, na Praça Dermeval Barbosa Moreira e no último domingo, 31 de janeiro, à tarde, levou alegria e descontração a um público de todas as idades na Rua São Paulo, no bairro Bela Vista, animando os moradores locais.A banda Dos 9 aos 90 já se tornou tradicional no reinado de momo em Nova Friburgo. Sua origem remonta a 2003, logo após o carnaval, quando um grupo de amigos, entre eles, Cláudio Lamblet (falecido em 2009), Clóvis Aparício, Joel Careca, Wilson Raphael, Carrasco e Clodoaldo Aparício, achando que o carnaval de 2003 havia sido triste e desanimado e que vinha decaindo de ano para ano, tiveram a ideia de formar uma banda para reviver a maior festa popular.

Foi escolhido então o nome “Banda Dos 9 aos 90”, com a finalidade de abranger quase todas as faixas etárias. E a proposta deu certo. Juntaram-se a esse grupo, Guilhermino, Maguinho, Luizinho, Duda, Manoel, José Carlos, Alan e outros que prosseguiram com a ideia de realizar um carnaval familiar, resgatando as marchinhas mais tradicionais.

Um dos diretores, Clóvis Aparício, conta: “O saudoso Cláudio Lamblet gostava de ressaltar que não há vinculação, nem apoio financeiro, de políticos ou partidos. Nosso objetivo é fazer um carnaval alegre, sem horário, sem compromissos políticos, somente para a turma se divertir”, valoriza.

O trabalho prosseguiu através dos anos com uma diretoria animada, que sempre destaca o bom ambiente: “Pode trazer a família, porque o ambiente é de respeito. Estamos aí para alegrar o carnaval”, ressalta Clóvis.
Todo ano, comerciantes patrocinam camisas da banda. O logotipo é uma criança e um idoso (ou seja, de 9 aos 90 de idade, tem lugar para quem quer se divertir de forma sadia e alegre). Nas costas, o nome do patrocinador. O dinheiro arrecadado é utilizado para o custeio de lanches dos músicos ou outras despesas.

O roteiro mais tradicional da banda é: Avenida Campesina Friburguense, Avenida Alberto Braune, pausa na Rua Nossa Senhora de Fátima, continua pela Avenida Alberto Braune, Praça Dermeval Barbosa Moreira, Praça Getúlio Vargas, Rua Monte Líbano, retornando à Avenida Alberto Braune e Avenida Campesina.

O desfile ocorre sempre na segunda e terça-feiras de carnaval, começando a partir das 16h. A banda executa marchinhas, marcha-rancho, sambas e frevos, tradicionais.
Todos podem participar. Quem sabe tocar algum instrumento musical – metal ou percussão – característicos das bandas de carnaval, pode ensaiar muito e nos dias de momo, desfilar pelas ruas animando os foliões. Os demais podem cantar, pular e descontrair.

A Banda Dos 9 aos 90 segue a tradição das bandas carnavalescas: A banda sai tocando e o povo vai atrás. Não é um bloco carnavalesco. Não tem enredo, nem fantasia, nem faz protesto. O objetivo é somente alegria e descontração.
O próximo ensaio será na quinta-feira, 4, no Bar dos Meninos, no bairro Perissê, às 19h.

  • Ensaio na Rua São Paulo (Foto: Nelson Alvarez)

    Ensaio na Rua São Paulo (Foto: Nelson Alvarez)

  • A banda desfilando em 2015 (Foto: Nelson Alvarez)

    A banda desfilando em 2015 (Foto: Nelson Alvarez)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carnaval
Publicidade