Banda Campesina: 140 anos de música

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Na noite da última quarta-feira, 6, o salão da sede social da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense sediou celebração dos 140 anos de fundação da entidade. Na ocasião foram promovidas homenagens várias a amigos e sócios, com entregas de títulos, descerramento de quadros para o memorial da sede e homenagem especial ao doutor Afrânio Veiga do Valle.

Com a presença de ilustres convidados, autoridades e amigos, a chamada magna assembleia geral ordinária promoveu, durante a celebração de aniversário de uma das melhores agremiações musicais civis do país, sob a regência do maestro Marcus Almeida, apresentação do grupo, que conta com títulos como o de Amigo da Marinha, Medalha Tiradentes e de Patrimônio Histórico do Rio de Janeiro. Antes, no entanto, diversas homenagens foram prestadas àqueles que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento e constante melhoria da Campesina.

A primeira homenagem da noite foi prestada a Afrânio Veiga do Valle, que do alto de seus 101 anos prestigiou a comemoração. Foi ele mesmo quem descerrou sua foto, que passará figurar no memorial, ao lado da foto de seu pai, Galdino do Valle Filho. Em seguida foi a vez de descerrarem o quadro da moção de congratulações concedida pela Câmara de Vereadores de Bom Jardim, e do diploma Amigo da Marinha, indicado pelo diretor do Sanatório Naval de Nova Friburgo, capitão de fragata Nestor Francisco Miranda Júnior, e do presidente da Sociedade Amigos da Marinha, Nelson Alvarez.

Por fim foi a vez de alguns presentes receberem os títulos de sócios laureados, como foi o caso de Priscila Leandro Moreira, Bernardo Wermelinger Lengruber (recebido pelo pai) e Silas Malaquias dos Santos. Também receberam os títulos de Persona Grata a violinista turca Aysen Ulucan, representada por Barbara Husung, presidente da colônia alemã, o capitão de fragata Nestor Francisco Miranda Júnior, e o título de sócia honorária para Maria Alice Emmerick.

Em seguida, o presidente da Campesina, Carlos Magno da Silva, o Maguinho, recebeu homenagens de representantes das Banda Musical Princesa Leopoldina, de Leopoldina, Minas Gerais, e da Sociedade Musical 8 de Dezembro. Maguinho, que aniversariava naquele dia, aproveitou ainda para dedicar respeito a Célio Lopes e Carlos Aberto de Carvalho Mello, figuras que ele considera como cruciais na Campesina, por seus conselhos e experiência. Carlos Magno lembrou ainda as recentes realizações da banda, como o projeto Jovem Campesinista e o Concerto da Independência, que já se tornou tradicional na cidade.

Pondo fim a uma sessão que, como de praxe, se encerrou com a leitura do relatório fiscal da entidade, o prefeito Heródoto Bento de Mello, presidente de honra da Campesina, lembrou que os mais velhos têm algo que os jovens não têm, que é a experiência, e que isso só faz melhorar as coisas. HBM anunciou ainda que hoje, 8, a casa de Galdino do Valle Filho será tombada. A celebração teve fim com muita música da Campesina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade