Bancos vão contratar mais de 8 mil pelo Jovem Aprendiz

Vagas são para jovens de 14 a 24 anos
quarta-feira, 11 de maio de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Bancos vão contratar mais de 8 mil pelo Jovem Aprendiz
Os bancos vão contratar de sete a oito mil funcionários através do programa Jovem Aprendiz. As oportunidades são para estudantes com idade entre 14 e 24 anos que estejam cursando os ensinos fundamental e médio. A ampliação das vagas é resultado do acordo entre a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e o Ministério do Trabalho e Previdência Social que elevou o número de oportunidades para estudantes. 

O programa permite ao jovem não só iniciar e dar continuidade à sua carreira dentro dos bancos, mas também que ele se qualifique para o mercado de trabalho em geral

Diretor de relações trabalhistas da Fenaban, Magnus Ribas Apostólico

“O Jovem Aprendiz é um programa muito relevante para o setor, mas principalmente para os jovens do país, que podem ter contato com uma atividade muito sofisticada, complexa, e que utiliza tecnologia bastante desenvolvida”, afirma o diretor de relações trabalhistas da Fenaban, Magnus Ribas Apostólico. “O programa permite ao jovem não só iniciar e dar continuidade à sua carreira dentro dos bancos, mas também que ele se qualifique para o mercado de trabalho em geral”, acrescenta. 

Os critérios de contratação são definidos por cada banco que participa do programa, assim como a gestão de pessoal. Os novos funcionários recebem salários e benefícios. Eles também têm de fazer cursos de qualificação profissional. Ao participar do programa, os contratados vão exercer funções de atendimento a clientes, caixa e na área de informática.

Segundo a Febraban, os aprendizes serão supervisionados e orientados por funcionários. As vagas são para quem está em situação de maior vulnerabilidade social. “O programa permite não só iniciar e dar continuidade à carreira nos bancos, mas também que o jovem se qualifique para o mercado em geral”, disse Apostólico.

De acordo com a Fenaban, desde a criação do programa, em 2003, cerca de 30 mil jovens foram beneficiados, dos quais 65% acabaram contratados pelas instituições após dois anos de qualificação.

Alguns bancos privados fazem a seleção dos jovens aprendizes por meio de empresas especializadas como o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). Nos bancos públicos, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, as vagas do Jovem Aprendiz seguem regras específicas. Como nestes bancos as contratações ocorrem somente por concurso, os aprendizes não são efetivados após o período de dois anos.

Veja como se cadastrar em alguns bancos

Itaú - A inscrição é no www.itau.com.br/carreira/diversidade/aprendiz. A jornada é de seis horas. Benefícios: vale-refeição, vale-transporte, seguro de vida e assistências médica e odontológica. Salário não foi informado.

Bradesco - Cadastro no http://www.bradesco.com.br/html/classic/sobre/trabalhe-conosco/. O selecionado receberá vale-transporte, além de vale-refeição ou alimentação. Salário não foi divulgado.

Caixa - É preciso fazer concurso público e ter de 18 anos completos a 22 anos incompletos. Os aprovados recebem 1,5 salário mínimo (R$1.320) mais vale-transporte, auxílio-alimentação mensal de R$ 110 e férias. Mais informações nas agências ou no site www.caixa.gov.br/sobre-a-caixa/trabalhe-na-caixa

Banco do Brasil - O ingresso se dá por concurso. Salário e benefícios como vale-transporte e vale-alimentação, o BB oferece uniforme e plano de saúde. Mais informações nas agências do banco. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Fenaban | trabalho | jovem aprendiz
Publicidade