O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Nova Friburgo (Seeb) realiza hoje, 23, a partir das 18h30, em sua sede, na Praça Dermeval Barbosa Moreira 26, Centro, assembleia geral para decidir se a categoria deverá cruzar os braços a partir de amanhã, 24, por tempo indeterminado. Na tarde de hoje também acontecerão assembleias com a mesma pauta em demais municípios do interior e nas capitais. A categoria, em campanha salarial desde o mês passado, pleiteia reajuste salarial de 10%, com reposição das perdas acumuladas e ganho real, mas após cinco rodadas de negociações os bancos insistem na contraproposta de 4,5% de reajuste, o que foi rejeitado pelos bancários esta semana, fortalecendo a possibilidade de greve geral.
Em Nova Friburgo o Sindicato dos Bancários já antecipou a possibilidade de paralisação desde ontem, 22, com afixação de cartazes em todas as 17 agências do município alertando usuários sobre o movimento com avisos de greve. O presidente do sindicato, Max Bezerra, lembra que a campanha da categoria não se fundamenta apenas em apelo por reajuste de salários, mas também na luta por melhores condições de trabalho para os bancários, fim das metas abusivas, cumprimento da lei que determina o tempo máximo de 15 minutos de espera de clientes nas filas e ampliação do horário de atendimento ao público nas agências, gerando por consequência a contratação de mais bancários e a redução das enormes filas nas agências.
“Ainda há possibilidade dos banqueiros reverem a contraproposta para que a assembleia de amanhã (hoje, 23) a coloque em votação”, observou um dos diretores do Seeb local, Ricardo Lontra. Caso haja mesmo a greve, os clientes dos bancos deverão utilizar os serviços de autoatendimento, cujos caixas deverão ser abastecidos diariamente. Para o pagamento de contas os usuários deverão recorrer às casas lotéricas e lojas e estabelecimentos que funcionam como correspondentes bancários, entre os quais, Correios, Supermercado ABC, Casas Bahia, Banco Popular do Brasil (Willisau Center) e Kent Calçados, no centro da cidade.
Deixe o seu comentário