Banco do Brasil vai financiar projeto de valorização da mulher rural

R$ 400 mil serão liberados para a Associação dos Produtores de Morango (Amorango) adquirir caminhão frigorífico e estufas
quinta-feira, 01 de novembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
O encontro do prefeito com as produtoras (Foto: Daniel Marcus)
O encontro do prefeito com as produtoras (Foto: Daniel Marcus)

Durante o 27º Encontro da Mulher Rural de Nova Friburgo, realizado semana passada no Sesc, o prefeito Renato Bravo anunciou que o Banco do Brasil vai liberar R$ 400 mil  para a Associação dos Produtores de Morango do município (Amorango) adquirir um caminhão frigorífico e estufas para o incremento da produção.Bravo também destacou que o BB ofereceu o financiamento para mais algum projeto. Caberá ao secretário municipal de Agricultura, Miguel Schuenck, elaborar junto às mulheres produtoras rurais de Nova Friburgo onde o recurso deverá ser aplicado.

“As produtoras é que irão decidir onde esse dinheiro será aplicado, através das associações. Esse valor não vai passar pela prefeitura, irá direto para a conta da associação que vocês escolherem”, prometeu Renato Bravo que prestigiou o encontro que reuniu aproximadamente 600 pessoas, a maioria, produtoras rurais de 28 associações que participaram de uma série de atividades especialmente preparadas para essas bravas trabalhadoras. Teve palestras sobre assuntos relacionados ao bem estar e à saúde da mulher, além de sorteio de brindes, orientações de saúde, serviços de beleza como maquiagem, massagem, demonstrações de produtos de beleza, além de muita música.

Para Aline Silva, agricultora do Barracão dos Mendes, o encontro foi muito esperado por todas as mulheres. “Esse evento é um meio de encontrarmos com as amigas, conhecer gente nova e nos socializar. Trabalhar na lavoura é um orgulho para mim. Mas, aqui a gente tem dia para relaxar, rir e brincar. É possível até dar um jeito no visual”, disse a produtora rural. 

Assim como Aline, Maria Nazareth Nogueira, que foi produtora de legumes por 50 anos, valorizou o encontro. Líder comunitária em Vargem Alta, Nazareth faz parte da organização do evento há 23 anos e ressaltou o valor desta data. “Para nós é um dia de princesa, deixamos um pouco nosso afazeres em casa e na roça para nos encontrar. Mas não é só isso. Aqui nós nos unimos e provamos que participamos ativamente em nossas comunidades”, observou.

A primeira dama de Nova Friburgo, Cristina Bravo, destacou a importância das mulheres ocuparem um espaço merecido e cada vez mais evoluindo nesse contexto. “Vocês nos enchem de alegria. Muitas de vocês estão tocando seu negócio, ajudam seus companheiros no trabalho, e ainda estão à frente de muitos projetos. Nós, mulheres, vamos transformar esse país pelo nosso carisma, pela nossa dedicação no trabalho e determinação. O setor rural representa uma força significativa na economia local e tem que servir de exemplo no estado para os próximos governos que virão. E nós temos capacidade para isso. Por isso vocês orgulham Nova Friburgo pelo trabalho que cada uma faz”, comentou Cristina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade