Os bancários iniciam hoje, 12, a campanha salarial 2011 com pedido de reajuste de 12,8% — cujo percentual integra a proposta de aumento real de 5% mais reposição de 7,5% de perdas da inflação acumulada ao longo do último ano. O lançamento da campanha acontece com a entrega da minuta do Comando Nacional dos Bancários à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo. Em Nova Friburgo, o lançamento da campanha salarial será marcado por panfletagens em frente às agências bancárias da Praça Dermeval Barbosa Moreira e Avenida Alberto Braune, a partir das 10h. A categoria também pleiteia participação nos lucros e resultados dos bancos equivalente a três salários, piso inicial de R$ 2.297, além de reajustes nos vales-refeição e alimentação. O Comando Nacional dos Bancários espera que a Fenaban seja sensível as reivindicações — evitando desgastes e uma possível greve da categoria, caso haja intransigência nas negociações.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo e região, Max Bezerra, destaca que os bancários reivindicam também melhores condições de trabalho, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, segurança contra assaltos, garantia contra dispensas imotivadas, fim da rotatividade, reversão das terceirizações, inclusão bancária, igualdade de oportunidades, aposentadoria digna e mais contratações de bancários — pois, além da geração de mais empregos, pretende-se com isso garantir melhor atendimento à população. O sindicato, inclusive, vem denunciando rotineiramente a vulnerabilidade a que os clientes são submetidos nos serviços de autoatendimento das agências, evitando-se também as enormes filas, principalmente nos primeiros dez dias úteis de cada mês. Os bancários pleiteiam também a redução dos juros e tarifas.
A campanha desse ano contará com uma cartilha denominada “Os bancos e você – Como se defender dos abusos dos bancos”, desenvolvida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), órgão vinculado a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). O documento destaca os direitos dos clientes e usuários na sua relação com os bancos.
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