Banana em destaque

quarta-feira, 17 de novembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Produtores de banana do Estado do Rio de Janeiro participam, até amanhã, 18, no Clube de Engenharia, na cidade do Rio, do II Encontro do Arranjo Produtivo Local (APL). O evento teve início ontem, 16, e possui como objetivo discutir a produtividade da fruta no Estado do Rio, que ainda importa de outros estados uma grande parte de sua banana aqui consumida.

Os Arranjos Produtivos Locais (APL) são aglomerações de empresas, instituições de ensino e pesquisa, órgãos do governo e instituições de crédito em um determinado local que desenvolvem alguma especialização produtiva e cooperam entre si.

Grande parte da banana consumida no estado fluminense é importada dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, apesar da banana ser a principal cultura de frutas do Rio de Janeiro, ocupando uma área de 25.000 ha. O produto local possui uma grande vantagem com relação ao sabor, mas perde quando se avalia o aspecto.

Entre os objetivos do APL, estão levar aos produtores tecnologias que possibilitam uma melhor produtividade e o aumento da qualidade quanto ao aspecto e estimular a industrialização da banana produzida agregando valor ao produto e melhorando a qualidade de vida dos produtores. O II Encontro do Arranjo Produtivo da bana do Estado do Rio de Janeiro foi idealizado por um grupo de pesquisadores com intuito de atingir esses objetivos.

Além de palestras e mesas redondas, ocorre paralelamente ao evento uma feira de produtos industriais e artesanais da banana com a participação dos trabalhadores rurais. Para o evento, que é realizado no Clube de Engenharia (Avenida Rio Branco, 124, Centro-RJ), são esperadas mais de 500 pessoas durante os três dias do encontro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade