Balcão de Empregos atende a 300 pessoas por dia e encaminha 70 às diversas vagas em empresas

sexta-feira, 24 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - O Balcão de Empregos administrado pela Secretaria Executiva do Programa de Desenvolvimento do Trabalho está disponível às pessoas que buscam um espaço no mercado de trabalho, em diferentes áreas. As empresas de Nova Friburgo mantêm contato constante com o setor, em busca de profissionais qualificados e daqueles que almejam o primeiro emprego.

Segundo o secretário Ronaldo Calvo, o atendimento é feito por seis funcionários, revezando turnos, pois o atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. O secretário considera fundamental manter um psicólogo no atendimento, para ajudar as pessoas a reconhecerem suas necessidades e capacidades. “Lidamos com seres humanos fragilizados e sensíveis”, justifica. Ele sugere também que as pessoas que estão insatisfeitas no seu emprego, que nunca trabalharam ou estão desempregadas devem focar numa especialidade para buscar emprego. “O mercado de trabalho exige qualificação. Muitas vezes queremos encaminhar uma pessoa para preencher determinada vaga, mas nem ela sabe em que área se enquadra. Muitos chegam psicologicamente fragilizados”, explica Ronaldo.

Funcionário do Balcão de Empregos, Jorge da Silva, que atua na coordenação, diz que as segundas e terças-feiras são os dias da semana que mais recebem pessoas interessadas à procura das vagas. “Cerca de 300 pessoas por dia, sendo que, em média, 70 são encaminhadas às empresas. Para tanto é necessário que o candidato cadastre-se no Balcão de Empregos”, explica.

DOCUMENTAÇÃO

Os documentos necessários são carteira de trabalho, identidade, CPF e uma foto 3X4. Na ficha de cadastro a pessoa deixa o nome completo, endereço para correspondência, telefones para contato, experiência profissional e área de interesse no momento.

Ao se identificar, caso a pessoa veja interesse em determinada vaga, recebe um encaminhamento, por escrito e intransferível, para apresentar-se à empresa no ato da entrevista, o que poderá levá-la à contratação ou estágio. O secretário Ronaldo Calvo faz questão de ressaltar que a responsabilidade das informações contidas no cadastro é de total responsabilidade do pretendente à vaga. “Cabe, evidentemente, ao Departamento de Pessoal da empresa checar as informações”, esclarece.

Mas o contato entre o Balcão de Empregos e a empresa não fica somente aí. Os atendentes anotam no verso de cada cadastro o nome da empresa à qual a pessoa foi encaminhada e, oportunamente, entram em contato com a empresa ou com a pessoa, para averiguar se o resultado foi positivo. Com este trabalho a secretaria procura auxiliar tanto o empregado quanto o empregador, melhorando a auto estima dos que estão fora do mercado de trabalho, criando uma expectativa de contratação.

A relação das vagas é atualizada semanalmente e pode ser conferida diretamente no Balcão de Empregos, que funciona na antiga Rodoviária Leopoldina, na Avenida Alberto Braune, Centro, ao lado da Prefeitura. Apenas as pessoas cadastradas podem se informar sobre as vagas pelo telefone 2525-9205.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade