Movimento de âmbito mundial voltado para o combate e a prevenção ao câncer de mama, o "Outubro Rosa” foi amplamente divulgado em Nova Friburgo ao longo do mês passado. Este ano, a iniciativa contou com grande apoio do poder público, através de medidas voltadas à saúde. Uma delas foi a unidade móvel do Estado instalada no final da Avenida Alberto Braune para realização de mamografia, ultrassonografia e biópsia, totalizando 970 exames.
Destaque também para as ações promovidas pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, destinadas à conscientização sobre a importância dos cuidados preventivos da doença. Para isso, foram realizadas palestras, coleta de preventivo, solicitações de exames, distribuição de material informativo e orientações sobre o tema nas unidades de saúde do município.
Segundo a enfermeira Ana Paula Lessa, coordenadora de Saúde da Mulher, a prevenção é o melhor caminho e o autoexame, aquele realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ainda é fundamental. Isso porque este tipo de exame ajuda no conhecimento do próprio corpo e, a qualquer sinal de alteração como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações ou outros sinais suspeitos, a mulher poderá se dirigir ao serviço de saúde mais próximo. Além do autoexame, as mulheres devem se consultar ao menos uma vez ao ano com profissionais de saúde.
Escola Municipal também abraça a causa e realiza projeto de prevenção
A Escola Municipal Dr. Dante Magliano, na Ponte da Saudade, também não ficou de fora do "Outubro Rosa” e desenvolveu um projeto que aliou educação à prevenção e saúde.
A culminância aconteceu no último dia 23, quando alunos e professores usaram camisas e acessórios rosa para manifestar apoio à causa. Neste dia, a presidente da Associação da Mulher Mastectomizada de Nova Friburgo (Amma), Maria Helena Moraes dos Santos, esteve na escola acompanhada de uma voluntária para ministrar palestra aos alunos de 5º ao 9º ano.
Com uma linguagem simples e descontraída, as palestrantes deram dicas de prevenção, levaram cartazes e materiais diversos. Os adolescentes se mostraram interessados e disseram ter aprendido mais sobre como cuidar de sua saúde. Muitos ficaram surpresos mediante a informação de que homens também podem ter câncer de mama.
O encerramento do projeto contou ainda com apresentação de dança de um grupo de alunas da escola. Com coreografia montada pela monitora Thawanne, do Programa Federal Mais Educação, as jovens dançaram ao som de uma nova versão do sucesso "As Poderosas”, cuja letra tratava da prevenção ao câncer de mama.
Deixe o seu comentário