Na manhã de terça, 26, o bairro Bela Vista foi contemplado com um coletor de lixo seco. A iniciativa partiu da Confecção Elas, localizada no bairro, que buscou junto à EBMA o ecoponto para estimular a conscientização ambiental e proporcionar aos moradores a oportunidade de contribuir com a preservação da natureza.
O ecoponto foi fixado na Praça Bela Vista, próximo à associação de moradores do bairro. A cada 15 dias o material depositado será recolhido e levado à cooperativa de reciclagem localizada junto à EBMA, em Córrego Dantas. Além de contribuir com a preservação da natureza, o ecoponto gera renda a trabalhadores. O material é separado e vendido para indústrias de todo o país, que o reaproveita para fabricar produtos e embalagens. Em Nova Friburgo, cerca de 40 pontos como o instalado no Bela Vista recolhem por mês, segundo João Batista Sampaio, presidente da cooperativa de reciclagem, cerca de 15 toneladas de papel, 10 de pet, 25 de plástico filme, entre outros. Toda esta quantidade de material, se não fosse reciclada, se juntaria às dezenas de toneladas de lixo depositadas diariamente no aterro sanitário que recebe o lixo urbano da cidade.
Segundo Clécio Tuler, responsável pela instalação dos ecopontos nos bairros, é comum encontrar lixo molhado junto ao seco depositado no coletor, e isto danifica todo o material que poderia ser reciclado. Inclusive já foram encontrados nesses ecopontos animais mortos, assim como cães e gatos enrolados em sacos plásticos. E já houve casos de destruição total dos recipientes. “As pessoas muitas vezes não sabem como proceder por falta de informação, desse modo pedimos ajuda de toda a população para que não misture o lixo seco ao molhado. Isto ajuda muito na hora de selecionar o lixo na cooperativa”, comenta Clécio.
Na tentativa de conscientizar os moradores do bairro Bela Vista, a Padaria Nova Vida, Mercearia Bela Vista e Misaque Lanches estão distribuindo panfletos informativos sobre o ecoponto instalado no bairro. “Solicitei ao CEA e EBMA que me enviassem este tipo de material para que eu pudesse deixar nos comércios por onde circulam muitas pessoas diariamente e assim informá-las sobre os benefícios à natureza e para si mesmas”, explicou Alex Santos, da Elas.
Quem desejar maiores informações sobre os ecopontos pode ligar para 2529-3000.
É FÁCIL ENTENDER E COLABORAR
Lixo seco: papéis, plásticos, vidros e metais.
Lixo molhado: lixo de banheiro e restos de alimentos
Deixe o seu comentário