Baile da Feliz Idade é exemplo de animação e história de vida

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Baile da Feliz Idade é exemplo de animação e história de vida
Baile da Feliz Idade é exemplo de animação e história de vida

(SECOM) - Sônia Maria Neves Peixoto, 65 anos, e Manoel Ferreira de Araújo, 82, se conheceram e se apaixonaram no Centro de Convivência da Melhor Idade. No baile de carnaval realizado quinta-feira, 19, no Clube de Xadrez, a animação dos cerca de 1.500 idosos que lotaram a pista de dança contrastava com o semblante reflexivo de Sônia, preocupada com o vestido que usará no casamento, já marcado para breve. “Estamos há dois anos juntos, morando na mesma casa. Só falta casar, o que vai acontecer o mais rápido possível. Eu amo muito o meu velhinho”, brincou Sônia.

Manoel, que chegou ao centro com sintomas de depressão, devido à morte da companheira de 40 anos de convívio, recebeu o carinho de Sônia e acabou se encantando por ela. Seis meses se passaram e o casal 20 – como Sônia e Manoel são chamados pelos amigos – se formou, para não se desfazer mais. “É caso sério. A paixão da terceira idade é muito mais convicta do que na juventude, pois pensamos com mais clareza, nosso tempo é agora”, confirmou Manoel, que tem oito netos e adotou mais quatro de Sônia.

Entre as mais entusiasmadas da festa, animada pelo grupo carnavalesco Toque Total, estava Jurema Barreto Vieira, 80 anos. Vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no ano passado, ela passou por sessões diárias de fisioterapia e exames médicos constantes no próprio Centro de Convivência. Praticamente recuperada, Jurema venceu o concurso de Rainha da Feliz Idade, realizado em outubro, e é o destaque do centro. “Aqui é minha segunda casa. Adoro os amigos que fiz e o ambiente saudável que frequento. Graças a Deus estou viva e mais bonita do que nunca”, orgulha-se, retocando a maquiagem e ajeitando a faixa de rainha.

Organização e animação

O prefeito Heródoto Bento de Mello, 83 anos, chegou ao baile e logo foi cercado. Responsável por exaltar a juventude da terceira idade e provar que a experiência de vida e competência de quem tem história pode vencer grandes obstáculos, ele disse estar maravilhado com tanta alegria e entusiasmo. “Eu, que estou na quarta idade”, brincou Heródoto, “assistindo a toda essa animação, estou certo de que, como sempre digo, a juventude de uma pessoa está na alma e não na aparência. Aqui somos todos jovens de espírito e de vontade”, afirmou o prefeito.

Dividido entre a Praça Dermeval Barbosa Moreira e o Clube de Xadrez (em ambos os locais havia festa), o secretário de Turismo, Sergio Madureira, responsável pela nova cara do carnaval de Nova Friburgo, estava empolgado com a celebração da feliz idade. “É fundamental que a melhor idade participe de todos os eventos carnavalescos, não só do baile do Clube de Xadrez. A presença deles é imprescindível para o sucesso da nossa grande festa”, disse.

A secretária do Programa Integrado de Ação Comunitária (Piac), Márcia Elize Rufino, agradeceu as escolas de samba da cidade, que cederam os enfeites do baile, e anunciou a reabertura do Centro de Convivência. “As festividades de carnaval inauguram um novo tempo para a juventude de todas as idades. Dia 2 de março, com a presença do deputado federal Chico D’Ângelo, vamos reabrir o Centro de Convivência com novos cursos e atividades e, num futuro próximo, será inaugurado um espaço para os jovens que, assim como os idosos, terão um local de encontros com a saúde, o esporte e a educação”, anunciou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade