Aventuras e belas paisagens atraíram ciclistas de todo o Brasil ao município

quarta-feira, 15 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Aventuras e belas paisagens atraíram ciclistas de todo o Brasil ao município
Aventuras e belas paisagens atraíram ciclistas de todo o Brasil ao município

(SECOM) Mesmo depois de correr nove quilômetros até o Alto da Serra, descer de bóia durante trinta minutos na correnteza gelada do rio Macaé e pedalar por cinqüenta quilômetros, Damiano da Silva Militão chegou sorrindo na linha de chegada da primeira etapa do Campeonato Estadual da ‘Eco Adventure’ (Corrida de Aventura), realizada em Nova Friburgo, no último domingo, 12.

O evento, que contou com a participação de 80 atletas de todo o país, percorreu caminhos belíssimos do município e encantou os participantes, que largaram da praça Marcílio Dias, no Paissandu, passando por Mury, Macaé de Cima e Theodoro de Oliveira, em ida e volta, competindo ao longo da antiga linha férrea.

O percurso de seis horas foi descrito em mapas e cartas topográficas, cabendo ao atleta o uso de bússolas para escolha do melhor caminho. O secretário de Esportes, Frank James Fernandes, que acompanhou a corrida desde as 7h47, momento da largada, recebeu avaliação positiva dos participantes e comemorou o resultado.

- A etapa do Estadual foi uma ótima maneira de, além de incentivar várias modalidades esportivas, atrair turistas potenciais, pois a maioria dos atletas que competiram vieram de São Paulo, Minas Gerais e até do norte do país, ressaltou o secretário.

A primeira aventura do fim de semana de Luiz Charles Sá, morador de Natal, no Rio Grande do Norte, começou em um avião na capital do estado. Ele pousou no Rio de Janeiro às 23h30 da noite anterior, alugou um carro e chegou a Nova Friburgo às duas da madrugada. Essa verdadeira maratona já faz parte da rotina de Luiz, que fez questão de participar da etapa friburguense da Corrida de Aventura, que vale pontos para o ranking brasileiro e carioca da modalidade.

- O circuito aqui é fantástico. Sempre aproveito a oportunidade de competir em Nova Friburgo. Não me importo em fazer essas loucuras, gosto de curtir aventuras, brincou Luiz.

Campeão friburguense

Damiano Militão, campeão da corrida, já é conhecido na modalidade. O friburguense, morador de Olaria, é um dos dez melhores ciclistas de mountain bike do país e venceu, neste ano, a Copa Sul Brasilis, realizada em Florianópolis, Santa Catarina, com a presença de grandes atletas brasileiros.

- Vencer na minha cidade é sempre muito gratificante. Pratico esse esporte há 15 anos e sempre que participo de uma etapa como essa sinto como se fosse a primeira vez. Em maio, vou para Nova York disputar uma etapa da corrida americana, disse Damiano.

A organização do evento, que ficou a cargo da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes, foi muito elogiada pelos atletas. Toda a estrutura de resgate e socorro, além de equipes em caminhões transportando as bicicletas e equipamentos até os pontos de troca de modalidades, serviu com eficiência, segundo os participantes. O médico pediatra Mauro Araújo, 54 anos, terceiro colocado na categoria dupla masculina, comemorou muito a chegada com o parceiro José Augusto, 44 anos, professor de Educação Física.

- Nossa dupla, junta, soma 98 anos de idade. Chegar nessa posição é uma honra para nós. O percurso está maravilhoso e o apoio da organização foi excelente. Nota dez para o evento, elogiou Mauro.

Rafael Basalo, um dos organizadores da corrida, promete para junho uma competição ainda maior que a etapa deste domingo. O percurso, já em fase de adaptação, terá 160 quilômetros e 20 horas de duração. “Vai ser adrenalina pura”, garante Rafael, que está convidando atletas de fora do país para correr em Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade