Aventura no Pico Maior termina com 5 montanhistas resgatados por helicóptero

Acidente com um deles aconteceu durante a escalada. Grupo teve que passar a noite no cume da montanha, a mais alta da Serra do Mar
terça-feira, 12 de junho de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Os escaladores na pedra (Foto: Montanhismo Friburgo)
Os escaladores na pedra (Foto: Montanhismo Friburgo)

Cinco montanhistas foram resgatados na manhã desta segunda-feira, 11, depois de um acidente no Pico Maior, no Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo. Segundo o Corpo de Bombeiros, um dos escaladores sofreu uma queda durante a escalada e ficou impossibilitado de andar devido a um ferimento no pé.

O acidente aconteceu na tarde de domingo, 10. O montanhista, acompanhado dos outros quatro companheiros, um deles uma mulher, estava quase se aproximando do cume do pico quando uma das chapeletas presas à pedra teria quebrado. A corda se soltou e o homem caiu, ferindo o pé e a mão.

O grupo, experiente, estava escalando a montanha pela Via Leste, que é uma via de escalada de quinto grau, com 700 metros de altura. Datada de 1970, a via possui algumas passagens artificiais, segundo escaladores. No local há chapeletas muito antigas, que necessitam de manutenção ou troca por materiais mais modernos.

De acordo com os bombeiros, companheiros do ferido acionaram 16ª GBM, em Teresópolis, que deu início ao trabalho de resgate à tarde. Um helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) sobrevoou a pedra, mas teve que interromper o resgate devido às nuvens baixas, que dificultavam a visibilidade, e aos ventos fortes.

Como já estavam próximos do cume, os montanhistas decidiram terminar o percurso e levaram o ferido até lá. Todos passaram à noite no frio do congelante do Pico Maior. Já nas primeiras horas da manhã, o helicóptero dos bombeiros voltou e conseguiu resgatar o grupo. Eles foram levados até a equipe do Destacamento de Bonsucesso que estava em terra.

Ainda segundo os bombeiros, a vítima recebeu os primeiros socorros, mas optou por ser levada pelos amigos a unidade de saúde mais próxima em Nova Friburgo. O escalador já está em casa. Os demais montanhistas também estão bem.

O Pico Maior é uma das montanhas mais tradicionais para escaladores do país. Compõe o conjunto denominado Três Picos Salinas, localizado no distrito de Campo do Coelho. O seu cume, com uma altitude 2.366 metros, é considerado o mais alto da Serra do Mar. O Pico do Caledônia tem 2.257 metros.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade