Desde a última semana, motoristas e pedestres que passam pela Avenida Euterpe Friburguense podem desfrutar de uma imensidão de cores. Trata-se de um painel pintado pelo professor e artista plástico Mário Moreira. A iniciativa, parte de um projeto de 28 anos atrás, prevê a revitalização de um muro próximo à Universidade Candido Mendes.
“Em 1990, uma empresa friburguense realizou um concurso para eleger artistas plásticos da cidade para poder pintar um mural. Na ocasião, o paredão foi dividido em cinco painéis, de cinco metros cada. Paulo Luz, Mário Massena, Mário Borda, eu [Mário Moreira] e o Mário Valdanini fomos ganhadores, nesta ordem, e fizemos uma pintura”, contou ele. “Optamos por fazer um único desenho, de uma cobra, para que, mesmo com as diferenças de técnica e estilo, pudéssemos transmitir singularidade”, disse.
Ainda segundo Mário, a iniciativa de refazer o projeto partiu dele, de Mário Valdanini e de Dalmo Latini, outro artista da cidade. “Não conseguimos nenhum patrocínio, mas queríamos que o governo municipal percebesse a beleza, facilidade e o baixo custo para a recuperação de um local como este. Passa muita gente aqui e as pessoas gostam de ver cores e elogiam muito o trabalho. Saio daqui com a sensação de que fiz a minha parte, um presente para a cidade”, exclamou.
De acordo com Mário, dois jovens artistas, Maicon e Diego Flowzen, serão convidados para pintar duas partes do painel. “A ideia é convidá-los para participar da ação representando o Paulo, que hoje mora nos Estados Unidos, e o Mário Borda, já falecido”.
Deixe o seu comentário