Autran põe em funcionamento sinal de trânsito de última geração

segunda-feira, 03 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Autran põe em funcionamento sinal de trânsito de última geração
Autran põe em funcionamento sinal de trânsito de última geração

SECOM - Uma antiga reivindicação de moradores da região de Conselheiro Paulino foi atendida, conforme compromisso firmado pelo secretário Geral de Governo, Braulio Rezende em recente reunião na prefeitura, com representantes da comunidade e integrantes da Autran (Autarquia Municipal de Trânsito). Nesta quarta-feira, 28, teve início o funcionamento de mais um semáforo na avenida Roberto Silveira, nas proximidade de a uma grande curva. A instalação do equipamento de última geração, foi um dos últimos projetos do engenheiro Conrado Sichel à frente da Diretoria Técnica da Autarquia Municipal de Trânsito. Pessoalmente, ele buscou apoio da iniciativa privada na área próxima para que custeasse, em conjunto com a Autran, a aparelhagem. A empresa Athenas da Serra - distribuidora de bebidas, localizada nas proximidades do novo semáforo - doou à Autarquia parte do material utilizado no projeto.

Os sinais são de última geração, iluminados por leds, e ativados por baixíssimas correntes elétricas, que consomem menos energia (a Autran paga a concessionária de energia elétrica o consumo de todos os sinais da cidade). Além disso, a necessidade de manutenção deste tipo de equipamento é muito reduzida, o que também gera economia para o município, tanto em material quanto em pessoal. Os leds eliminam efeito de reflexão da luz solar e contam com intensidade luminosa 30% maior que uma lâmpada, o que os torna mais visíveis, e, portanto, mais seguros aos pedestres e motoristas.

A Roberto Silveira e os muitos problemas

“No longo prazo, pretendemos que os principais sinais da cidade sejam adaptados para a nova tecnologia de leds. O investimento necessário é alto, mas ele se paga com a redução do consumo de energia elétrica e com a maior segurança dos usuários”, salientou o superintendente da Autran, coronel Hudson de Aguiar Miranda.

A avenida Roberto Silveira é um problema para o trânsito e para a Autran, quer pelo estacionamento irregular ao longo dos acostamentos, quer pela ausência de sincronia dos sinais (cujas centrais controladoras, além de antigas são de fabricantes diversos o que dificulta em muito a interligação), ou ainda pelo enorme tráfego na via diariamente, já que é o trecho urbano da rodovia RJ-116.

Diante de tantos problemas, a Autarquia tem priorizado a vida, de acordo com a orientação do superintendente. O novo semáforo está localizado exatamente onde três pessoas morreram em 2008 e outras tantas foram atropeladas.

“A parceria entre a iniciativa privada e o poder público tem rendido excelentes frutos para o povo de Nova Friburgo na área de trânsito. Em breve, estaremos recebendo, em doação, anteparos projetados pela Autran para evitar que os pedestres atravessem fora das faixas em lugares críticos de trânsito. A responsabilidade social das empresas, em nosso entender, já se demonstra no pagamento em dia dos seus impostos. Contudo, evidencia-se, ainda mais, quando colabora diretamente com a comunidade, como foi o caso da Athenas da Serra por intermédio de seu sócio-diretor, senhor José Casimiro”, afirmou o coronel Hudson.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade