Autran não quer mais tráfego de carretas na cidade em horário crítico

segunda-feira, 13 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - A Autarquia Municipal de Trânsito de Nova Friburgo (Autran) firmou acordo com a Del Pozo Transportes, uma das maiores transportadoras do país, que reorganizará seu sistema de despachos de carga para evitar o tráfego dos caminhões no trecho compreendido entre o Bairro Ypu e Conselheiro Paulino, entre 17h e 19h, de segunda a sexta-feira.

O acordo foi acertado na última terça-feira, 7, quando o empresário Jairo Marosso de Oliveira, gerente da filial carioca da Del Pozo, esteve na Autran. Ele atendeu a um convite da diretoria da autarquia e foi recebido pelo superintendente da Autran, coronel Hudson de Aguiar Miranda. A empresa movimenta só em Nova Friburgo 52 caminhões superpesados, atendendo ao polo cimenteiro da região de Cantagalo.

Treminhões: parada e arranque mais demorados

A presença deste tipo de veículo nos períodos de pico de tráfego agrava muito o problema, já que a parada e arranque destes treminhões, como são conhecidos, tomam muito mais tempo que os veículos leves nos sinais luminosos. “O acordo com a Del Pozo refletirá em melhoria na fluidez do tráfego no horário de pico, e é uma medida de consenso que demonstra a responsabilidade social da empresa para com a comunidade friburguense, o que é digno de aplauso”, afirmou o superintendente da Autran.

O coronel Hudson destacou ainda que por determinação do prefeito Heródoto Bento de Mello a Autran tem trabalhado para reduzir o tráfego deste tipo de veículo no trecho urbano da RJ-116 que cruza a cidade. As demais transportadoras que operam este tipo de veículo e trafegam com frequência na rodovia, sobretudo no trecho urbano, serão igualmente convidadas a celebrar acordo com a autarquia.

O superintendente da Autran destacou ainda que formular um amplo entendimento com a sociedade para a melhoria do trânsito em Nova Friburgo é a diretriz da diretoria da autarquia. “Empresas, condutores e pedestres precisam estar voltados para a solução deste problema, que é comum a todos e a ninguém beneficia. A união de todos na solução do problema é muito mais poderosa do que portarias e decretos, pois se cada um fizer a parte que lhe cabe teremos, sim, em curto prazo, um trânsito muito melhor na cidade e melhor qualidade de vida para todos”, prevê o coronel Hudson de Aguiar Miranda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade