Autran instala anteparos de proteção a pedestres em frente ao antigo Xadrez

sábado, 05 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A Autarquia Municipal de Trânsito de Nova Friburgo (Autran) instalou na manhã da última quinta-feira, dia 3, 20 anteparos tubulares na altura do antigo Clube de Xadrez, para evitar os atropelamentos no local. A instalação foi acompanhada pelo prefeito Heródoto Bento de Mello e pelo superintendente da Autran, coronel Hudson de Aguiar Miranda. Segundo o prefeito, serão estudadas novas intervenções, a fim de impedir que as pessoas insistam em atravessar fora da faixa de pedestre. A medida de segurança recebeu apoio maciço das pessoas que passaram na área da Praça do Suspiro.

Os anteparos tubulares de aço foram colocados no entorno da esquina entre a Avenida Galdino do Valle Filho e a ponte do Suspiro e no lado oposto, em frente ao antigo Clube de Xadrez, locais extremamente perigosos e com alto índice de atropelamentos. Desta forma, os pedestres encontram um impedimento para atravessar fora da faixa, demarcada na Ponte do Suspiro. Mesmo assim, algumas pessoas ainda insistem em transitar fora da calçada, colocando a vida em risco. Preocupado, o coronel Hudson determinou que um agente da Autran fique em frente ao clube em caráter permanente, para impedir as travessias em local perigoso.

Depois de vistoriar o local, o prefeito Heródoto Bento de Mello destacou a importância da medida para garantir a segurança da população. Ele determinou que novos anteparos sejam colocados, tanto na ponte quanto na avenida, a fim de aumentar o trecho em que os pedestres não têm como acessar o asfalto. Desta forma, só conseguirão atravessar exatamente na faixa de segurança. Outra medida em estudo é eliminar a calçada no entorno da praça, em frente ao clube, para impedir que as pessoas utilizem aquela área para acessar a rua numa área de travessia perigosa.

Além disso, a ilha divisória das faixas entre a praça e o clube será alvo de intervenções, possivelmente com uma jardineira, também com a finalidade de impedir que os pedestres parem ali para buscar um ponto de travessia. Já foi colocada uma placa alertando os pedestres, na Ponte do Suspiro, para a necessidade de que eles atravessem somente nas faixas de segurança.

Coronel Hudson: “Regras de trânsito são regras da vida”

Preocupado com os pedestres que insistiam em atravessar fora da faixa, apesar do alto risco de atropelamentos no local, o coronel Hudson faz um apelo para que a população tome cuidado: “As pessoas arriscam suas próprias vidas e até as vidas das crianças que as acompanham. Flagramos senhoras com crianças de colo atravessando fora do local correto, e isso é muito perigoso. A prefeitura está fazendo a sua parte, providenciando os anteparos para melhor orientar a população, mas é necessário que cada um se conscientize, no sentido de entender que as regras de trânsito são regras da vida. A população precisa colaborar e atravessar no local correto, em vez de tentar driblar os anteparos”, alertou.

Detran mantém fiscalização contra

irregularidades no trânsito

As operações de fiscalização do Detran, com apoio da Autarquia Municipal de Trânsito de Nova Friburgo (Autran), serão realizadas em caráter permanente na Região Serrana. O alerta foi dado pelo superintendente da Autran, coronel Hudson de Aguiar Miranda, que lembrou a importância de os motoristas regularizarem seus veículos junto ao órgão estadual, a fim de evitar multas e outras sanções previstas no Código Nacional de Trânsito.

 A autarquia está apoiando as operações do Detran para flagrar veículos trafegando em condições irregulares. As blitzes estão serão realizadas no município, a partir deste final de semana, prolongado pelo feriado da Independência, em vários pontos da cidade.

 Um dos motivos das operações do Detran é o alto índice de inadimplência do IPVA. Mas as fiscalizações também terão como foco a retirada das ruas dos veículos sem condições de trafegar. Segundo o coronel Hudson, outra medida importante é a checagem da habilitação dos motoristas. Tais cuidados têm o objetivo principal de garantir maior segurança no trânsito. Durante as operações, também será realizado um trabalho educativo, para conscientizar motoristas e divulgar os benefícios do seguro DPVAT, uma indenização para vítimas de acidentes de trânsito.

 A autarquia já vem realizando, desde o início do ano, operações itinerantes em toda a cidade, para flagrar veículos em situação irregular, num trabalho prévio de educação e informação. O coronel Hudson lembra que a intenção é educar a população, lembrando a todos sobre as regras principais do Código Nacional de Trânsito. Hoje, em Nova Friburgo, as maiores infrações são estacionamento irregular, dirigir falando ao celular e avanço de sinal vermelho.

 “Tais infrações evidenciam que está faltando um pouco de educação e responsabilidade por parte de nossos motoristas. São falhas que podem ser corrigidas facilmente, basta que o condutor tenha consciência de que suas atitudes colocam em risco a sua vida e a de outras pessoas”, lembrou o coronel Hudson.

 Segundo o diretor administrativo da Autran, André Luis Santos, será implantado um plano de emergência com o início das operações, onde está previsto o estabelecimento de um anexo do pátio de apreensões, uso de reboques extras e uma rotina especial de plantão para liberação de veículos na sede da Autarquia, em Olaria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade