Na quinta-feira, 15, a Prefeitura promoveu mais uma operação que visa a organizar a cidade. Neste ‘choque de ordem’ promovido pela Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) e Coordenadoria de Posturas foram fiscalizadas quatro agências de veículos, o que resultou em 20 veículos multados e duas revendedoras de automóveis autuadas. Esta foi a terceira operação desencadeada esta semana em Nova Friburgo para coibir irregularidades no comércio, conforme determinação da nova administração municipal.
Segundo o atual superintendente da Autran, coronel Hudson de Aguiar Miranda, o órgão tem recebido várias denúncias de estabelecimentos que funcionam irregularmente. “Nós buscamos dar um choque de ordem e dentro dessa ótica saímos com a equipe chefiada pelo diretor administrativo, André Santos e o coronel Claudecir que irá assumir a Autarquia, dando apoio e legitimando a ação da Postura,” disse o coronel.
A operação contou com a presença de três agentes de trânsito, dois ficais da Coordenadoria de Posturas e o subsecretário indicado para o Controle e Fiscalização de Posturas, major PM Eduardo Castelano. A principal ocorrência foi registrada numa agência de veículos no Largo João Baptista Bussinger, na esquina da Avenida Euterpe Friburguense e a ponte da Rua Sete de Setembro. A equipe de fiscais flagrou 11 veículos e três motocicletas estacionados de uma forma irregular na pracinha. Os veículos foram multados e a empresa, autuada por não apresentar alvará de funcionamento e por obstrução do passeio público.
“Já tínhamos sido informados de irregularidades no estacionamento dos veículos dessa agência no espaço público. Como já possuíamos fotografia aérea de todo o logradouro, verificamos que a agência simplesmente tomou conta de quase toda a praça que pertence ao município, danificando inclusive o calçamento. Constatamos que a empresa funciona há anos ali sem o alvará que autoriza o comércio. Viemos também atender a um pedido da comunidade, já que anteriormente houve outra notificação. Muitas pessoas que residem perto dali ficaram surpresas porque, vejam só, cumprimos a lei,” argumentou Miranda.
O proprietário da agência, José Maurício Ruiz, definiu a operação como ‘perseguição’, mas não hesitou em retirar os veículos da praça. O comerciante alegou ainda que já havia tido outros prejuízos anteriormente. A equipe de fiscais também esteve em outras agências de veículos na Rua Padre Sabóia de Medeiros, próxima à Praça Marcílio Dias, onde também foram flagrados automóveis estacionados na calçada, obstruindo a passagem de pedestres. Ali, outros seis carros foram multados e uma das agências, autuada.
De acordo com o coronel Hudson, a atual administração municipal quer pôr fim a desordem urbana coibindo diversas irregularidades como a obstrução das vias públicas, estacionamento irregular, comércio ilegal e degradação das praças e logradouros públicos. Ele garantiu que todas as medidas serão tomadas para que tal determinação seja cumprida em parceria com a sociedade civil organizada, sempre com ampla divulgação prévia e um trabalho de conscientização de toda a população.
Outras ações em defesa da ordem urbana
Na última quarta-feira, 14, no bairro de Olaria, um lava-jato foi fechado pela Coordenadoria de Posturas, cumprindo determinação do Ministério Público. Na Rodoviária Sul, na Ponte da Saudade, um estabelecimento comercial foi autuado durante uma operação da Coordenadoria de Posturas e da PM, com apreensão de quatro máquinas caça-níqueis. Na Via Expressa, um bar foi fechado após o comerciante ter sido flagrado vendendo bebidas alcóolicas para menores.
Outra ocorrência registrada na quinta-feira, 15, foi a apreensão de três motos que estavam circulando sem emplacamento, IPVA vencido e placas raspadas. “O uso da motocicleta deve ser criterioso. Vamos massificar também essas operações específicas. Os veículos irregulares serão apreendidos em conjunto com a Polícia Militar e Autran”, frisou o coronel. As operações de fiscalização de motocicletas visam também a coibir sua a utilização para assaltos, como demonstram algumas ocorrências registradas nas duas últimas semanas na 151ªDP.
Deixe o seu comentário