Neste dia 30, a Autran realiza a primeira vistoria do ano de transporte escolar na cidade. Hoje existem 84 veículos cadastrados, dos quais 58 se encontram em situação regular. Vinte e oito carros estão proibidos de circular e até o momento nenhum foi flagrado em atividade. As vistorias são realizadas a cada seis meses.
Em parceria com a Polícia Militar, a Autran está programando fiscalizações regulares na cidade, quando as aulas tiverem início, verificando não apenas as condições dos veículos e a habilitação do condutor, mas também a lotação e a acomodação dos alunos.
Segundo o superintendente da Autran, coronel Hudson de Aguiar Miranda, em breve será apresentada ao prefeito Heródoto Bento de Mello uma proposta de decreto regulamentando o transporte escolar em Nova Friburgo.
Entre as novas medidas estudadas está a obrigatoriedade do uso de um cartão de identificação do condutor adesivado no veículo, depois de devidamente cadastrado junto à Autran. O cartão, em fase de testes, será afixado no parabrisa dianteiro de cada carro, apresentando os dados do veículo e do condutor, inclusive sua fotografia.
No lado externo do veículo o adesivo trará a logomarca da Autran sobre um fundo que variará de cor, de acordo com a vistoria válida. Ou seja, este adesivo terá que ser substituído após cada fiscalização semestral. Pela cor do cartão, a fiscalização terá como saber de imediato se o veículo se encontra regular. Desta forma, os pais poderão verificar se o condutor do veículo está efetivamente autorizado pela autarquia para o exercício da atividade e se está em dia com sua vistoria. Os cartões também trarão o telefone da Autran para denúncias de veículos e condutores irregulares. A mesma medida será implantada em todos os táxis da cidade.
O coronel Hudson explicou que as novas medidas trarão mais segurança para os pais, usuários de transporte escolar, e para a população em geral, quando aplicada aos táxis. “Hoje, quando se entra num táxi, por exemplo, é difícil saber – sobretudo o turista – se o condutor está habilitado e autorizado pelo município ao exercício da atividade. Com as mudanças, poderemos proporcionar mais segurança a nossas crianças. Estamos trabalhando para aprimorar o sistema e a previsão é de que, já na próxima fiscalização, possamos implantar os cartões”, afirmou o superintendente da Autran.
Deixe o seu comentário