A Autarquia Municipal de Trânsito de Nova Friburgo (Autran) aderiu à Semana Nacional do Trânsito que começou nesta sexta-feira, 18, e se estende até a próxima sexta-feira, 25, com o intuito de tentar contribuir para a melhor conscientização de motoristas e pedestres quanto à necessidade de reduzirem-se os índices de violência no trânsito. Para isso, o órgão buscou o apoio dos futuros motoristas que já a partir do ano que vem aprenderão um pouco mais sobre educação e cidadania no trânsito nas escolas com as inclusões desses temas na grade curricular da rede municipal de ensino. Um pioneirismo friburguense.
Na solenidade de abertura da semana que tem como tema Educação no trânsito, uma via de mão dupla, sexta-feira, 18, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), foram empossados 19 agentes mirins de trânsito que irão atuar na semana nacional. A equipe formada por alunos das escolas municipais Hermínia dos Santos Silva, Jardel Hottz, Odette Penna Muniz, Santa Paula Frassinetti, Ana Barbosa Moreira e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) será chefiada durante oito dias pelo superintendente mirim da Autran, o aluno da Escola Hermínia dos Santos Silva, na Chácara do Paraíso, Luian Ptizer de Souza, 12 anos. Como motorista do amanhã, ele comprometeu-se a orientar os demais agentes mirins a cobrar dos adultos uma direção mais responsável no trânsito, a fim de evitarem-se tantos acidentes no município.
“Nossa meta é chegar ao índice zero de mortes no trânsito”, destacou o superintendente da Autran e comandante da Força-Tarefa de Ordem Urbana, coronel Hudson de Aguiar Miranda durante a solenidade de abertura da semana, que contou ainda com a participação do prefeito em exercício Dermeval Barboza Moreira Neto; da secretária de educação, Ledir Porto; do vereador Marcelo Verly e do superintendente da concessionária Rota 116, David Augusto Barbosa.
Durante a Semana Nacional do Trânsito, os agentes mirins estarão presentes em diversas atividades de esclarecimento da população sobre a necessidade de buscar-se mais paz no trânsito friburguense. Para isso acontecerão todos os dias, durante a Semana Nacional do Trânsito, blitzes educativas com participação dos agentes mirins. Neste sábado, 19, a operação acontecerá a partir das 10h na Praça do Suspiro; na segunda-feira, 21, às 9h na Rua Sete de Setembro e na terça-feira, 22, na Praça Getúlio Vargas, também às 9h.
Na quarta-feira, 23, a blitz será em Olaria; na quinta-feira, 24, no Prado e na sexta-feira, 25, em Mury, sempre às 9h. Haverá também todos os dias, às 14h, visitas de estudantes à minicidade do trânsito montada no quartel do 11ºBPM, onde os futuros motoristas podem aprender de forma divertida e bastante prática as principais regras de trânsito.
Gentileza e monitoramento do trânsito
Hudson Miranda, frisou ainda que no trânsito, além da obrigatoriedade do respeito às regras básicas, como obedecer a sinalização e aos sinais, parar em faixa de pedestre, não buzinar, dar passagem a carros de emergência, entre outras, é preciso tanto aos motoristas, como aos pedestres, doses permanentes de gentileza. Ele anunciou ainda, na ocasião, a doação à Autran de uma câmera para monitoramento do trânsito na rotatória da Praça Marcílio Dias, no Paissandu, ofertada pelo Conselho Comunitário de Segurança do município (Conseg).
“Nossa ideia é ter ao todo 32 câmeras de monitoramento com uma inovação: um auto falante que veiculará uma mensagem sempre que um infrator atravessar alguma pista fora da faixa de pedestre. Será um puxão de orelha sensível”, enfatizou ele, lembrando que a tecnologia em prol da segurança no trânsito pouco adianta se não houver a atuação eficaz dos agentes de trânsito.
Na ocasião, Hudson homenageou o agente da Autran, Leonardo da Silva Alves e o diretor operacional, Carlos Roberto Bayer. A abertura da Semana Nacional do Trânsito contou ainda com palestras sobre violência no trânsito, educação e meio ambiente com os capitães PM Paulo Henrique Silva de Deus e o bombeiro Leonard Eyer, além do superintendente da Rota 116, David Barbosa e o integrante da Secretaria Municipal de Saúde, Rômulo Carrielo, que abordou o impacto dos acidentes na rede pública de saúde.
Um domingo de conscientização e lazer na Praça Dermeval Barbosa Moreira
Uma das principais atividades da Semana Nacional do Trânsito em Nova Friburgo será a atividade Domingo sem carro que acontecerá neste domingo, 20, a partir das 9h na Praça Dermeval Barbosa Moreira. A intenção é que os motoristas deixem os veículos de lado e se conscientizem sobre a necessidade do estímulo ao transporte solidário e coletivo, contribuindo assim para uma melhor fluidez do tráfego nas principais ruas e avenidas do município onde circulam cerca de 80 mil veículos por dia com retenções inevitáveis nos horários de pico.
O Domingo sem carro terá diversas atividades de lazer para crianças, adaptação da minicidade do trânsito, recreação e um passeio ciclístico a partir das 11h. Na próxima sexta-feira, 25, encerrando a semana do trânsito, acontecerá na Avenida Alberto Braune, a partir das 14h, uma caminhada pela paz no trânsito.
Deixe o seu comentário