O superintendente da Autarquia de Trânsito de Nova Friburgo (Autran), coronel Hudson Aguiar Miranda, se reuniu na tarde do dia 7 com comerciantes e empresários da cidade, para apresentação dos projetos de ordem urbana e conduta no trânsito.
No encontro, realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o secretário Geral da Prefeitura, Braulio Rezende Filho, fez as considerações iniciais, ressaltando a importância da união entre sociedade e governo. “Vamos agir sempre com harmonia entre a Prefeitura municipal e os cidadãos. Queremos primeiro dialogar, para depois pôr em prática os projetos de governo”, afirmou Braulio.
Segundo o coronel Hudson, que já foi comandante geral da Polícia Militar, Nova Friburgo está inserida em um cenário de desordem urbana. Em um tour realizado na cidade pela equipe do superintendente, vários desvios de postura foram detectados. Foram gravadas imagens durante o percurso, que durou trinta minutos, e apresentados em slides os pontos mais críticos. Entre as violações recorrentes estão o uso ilegal das calçadas pelos bares e restaurantes, sacos de lixo abertos nas vias de pedestres, caixas amontoadas na porta de estabelecimentos comerciais e carros estacionados nas calçadas.
O quadro geral da desordem urbana apresentado pelo coronel iniciou o debate acerca das soluções para o problema. A princípio foram sugeridas mudanças nas áreas e períodos de carga e descarga de caminhões. De acordo com o superintendente da Autran, é necessário que o tempo desse desembarque de mercadorias ocorra entre 6h e 9h, com o horário noturno das 19h às 21h. A alteração causou ampla discussão entre os comerciantes, que já solicitaram um aumento deste período de tempo. Uma nova rodada de reuniões será realizada para estudar o acréscimo requisitado. Entretanto, todos concordaram com a proibição do tráfego de caminhões de pequeno e grande porte no centro da cidade no horário posterior ao término de carga e descarga.
Estacionamento rotativo
Além da alteração do trânsito de caminhões no centro da cidade, a Autran prepara ainda uma modificação mais profunda. Será implantada ainda nos primeiros meses de governo uma zona de estacionamento rotativo em 29 ruas e trechos de ruas da parte central de Nova Friburgo. O projeto, aplaudido pelos empresários e comerciantes, ainda passará por alguns ajustes até ser divulgado, mas já promete ser decisivo no desafogamento do tráfego e na vida do motorista, que terá mais opções de estacionamento nas vias públicas.
Os comerciantes gostaram da inovação e comemoraram a iniciativa da autarquia de trânsito. “Com a rotatividade de veículos nas vagas públicas do centro da cidade, poderemos dar novas opções a nossos clientes, que tanto reclamam da falta de estacionamentos próximos aos estabelecimentos comercias”, avaliou o empresário Tony Ventura.
Ao fim do encontro, o coronel Hudson se mostrou disposto a receber sugestões e avaliações sobre os projetos e reafirmou que todas as medidas têm uma única finalidade: o bem-estar do cidadão friburguense. “Tudo que queremos é uma cidade onde a ordem urbana e o respeito às leis sejam uma realidade. Tenho certeza de que, juntos, vamos transformar a cidade em um lugar melhor para viver”, disse.
Policiamento ostensivo
O coronel Hudson assumirá em breve a Secretaria de Ordem Urbana, que trabalhará em conjunto com a Autran, a Guarda Municipal, o Departamento de Posturas e a Defesa Civil, a fim de promover ações que minimizem os efeitos do caos urbano instalado na cidade. Entre as mudanças previstas está a intensificação do trabalho de patrulhamento dos guardas municipais em pontos estratégicos do município, com a parceria do 11º Batalhão de Polícia Militar.
Além da vigilância estratégica promovida pela secretaria e pelo batalhão da PM, todas as áreas próximas às agências bancárias receberão policiamento ostensivo nos dez primeiros dias do mês, período de acréscimo na demanda dos bancos. O coronel Hudson sugere aos correntistas e pensionistas que não retirem grandes valores nos caixas, buscando, em caso de insegurança, o auxílio dos guardas e policiais. Coronel Hudson ainda fará um apelo ao coronel Robson Silva, da Polícia Militar, para que o efetivo da PM à paisana seja reforçado nas áreas próximas às agências bancárias.
Deixe o seu comentário