Amine Silvares
O novo superintendente da Autran, Rubem Braga, o gerente operacional da autarquia, Carlos Alberto Bayer, e o coronel Hudson de Aguiar Miranda deram uma entrevista coletiva à imprensa, na manhã de quarta, 18, para divulgar as mais recentes mudanças de trânsito em Nova Friburgo. As primeiras alterações entrarão em vigor a partir do domingo, 29, no Paissandu, buscando melhorar o tráfego nas ruas em torno da Praça Marcílio Dias.
Durante a coletiva, Rubem Braga afirmou que estão sendo feitos estudos sobre o trânsito da cidade visando criar alternativas simples para diminuir o fluxo de veículos em certos pontos. “Nova Friburgo cresceu sem planejamento e agora está superlotada”, afirmou o superintendente. Foram apresentados durante a entrevista dados e levantamentos mostrando que o município tem um carro para cada dois habitantes e não está preparada para tamanho fluxo de veículos. O coronel Hudson garantiu que a Guarda Municipal também irá ajudar a implementar as novas medidas, auxiliando, assim, a controlar o tráfego.
O novo superintendente, que foi nomeado para o cargo no início de fevereiro, disse ser necessário fazer uma reavaliação das possibilidades que a cidade oferece para criar planos de curto, médio e longo prazo. Dentre as medidas em estudo estão a viabilização de vias alternativas, a implantação de ciclovias, reavaliação e expansão do estacionamento Zero e mudanças nos horários de carga e descarga.
cidade deverá ter 100 mil veículos até o fim do ano
As primeiras mudanças a ser implementadas começam a valer a partir do dia 29. As ruas Leuenroth, Comandante Ribeiro de Barros, Pastor Meyer e a Alameda João Torres Xavier terão suas mãos invertidas para aumentar a capacidade de circulação no Paissandu. Também será implantada uma faixa de pedestres para permitir o acesso à Praça Marcílio Dias e os tachões que impedem o acesso à rótula serão retirados, facilitando o acesso à Avenida Julius Arp. Além disso, retorno na Julius Arp será fechado. O horário de carga e descarga também será ampliado, indo até às 13h, para tentar desafogar o trânsito na parte da tarde.
Segundo informações da Autran, passam cerca de três mil veículos por hora pela rótula do Paissandu. A expectativa é que até o fim de 2012, Nova Friburgo tenha cerca de cem mil veículos registrados. Novas mudanças no tráfego só ocorrerão se as primeiras alterações forem bem-sucedidas.
Deixe o seu comentário