Autoridades analisam importância da Escola de Panificação em Nova Friburgo

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
por Márcio Madeira
Autoridades analisam importância da  Escola de Panificação em Nova Friburgo
Autoridades analisam importância da Escola de Panificação em Nova Friburgo

Foi inaugurada segunda-feira, 9, a Escola de Panificação do Senai em Nova Friburgo. O evento contou com a presença do presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, do presidente do Sindicato de Alimentação de Nova Friburgo e empresário do setor, Paulo Cezar Rodrigues de Oliveira, e da presidente da Representação Regional da Firjan, Nelci Layola Porto, entre outros convidados.

Funcionando no 2º andar do prédio da rodoviária norte, em Duas Pedras, a escola tem por objetivo formar profissionais especializados e reciclar os já atuantes em cada etapa do negócio, desde a cozinha até a administração. Os cursos serão gratuitos, distribuídos em turmas de no máximo 20 alunos, nos turnos da tarde e da noite.

Após a inauguração, Eduardo Eugênio comentou a importância da iniciativa para o fortalecimento econômico da cidade, bem como o atual momento de Nova Friburgo. "Nós estamos dando mais um passo na qualificação da mão de obra, que é fundamental para qualquer atividade econômica”, argumentou o presidente da Firjan. "Evidentemente a panificação tem um mercado importante aqui em Nova Friburgo e nos municípios de entorno. Com iniciativas como essa a sociedade friburguense está mostrando que é capaz de superar a tragédia que completa três anos dia 12 de janeiro. Os setores, como as confecções, por exemplo, comportaram-se melhor este ano do que em 2012; o mercado da construção civil também está bastante aquecido. O trauma político já foi superado e a cidade está dando a volta por cima. Nós, da Firjan, só temos que agradecer pela determinação da cidade em conseguir a escola, cumprimentar os responsáveis e continuar trabalhando juntos”, encerrou.

 Após lembrar divergências de opinião, e em seguida agradecer ao presidente da Firjan pelo suporte à escola, o presidente do Sindicato de Alimentação de Nova Friburgo e empresário do setor, Paulo Cezar Rodrigues de Oliveira, também avaliou a importância estratégica do empreendimento. "Nós queremos promover a cidade através da panificação. Nossa cidade já tem tradição no setor, e no passado já tivemos uma escola, que não era tão completa e moderna quanto essa do Senai. A partir de agora nós esperamos formar nova mão de obra especializada, e também capacitar os profissionais existentes não apenas em Nova Friburgo, mas nos 11 municípios que compõem a região do sindicato”, explicou.

Paulo Cezar falou também sobre a gama de cursos que devem ser oferecidos. "Nossa intenção é oferecer cursos desde a parte de padaria e confeitaria, passando por questões de atendimento e indo até a orientação empresarial aos proprietários, porque muitos não chegaram a fazer qualquer curso de administração antes de abrirem seus respectivos negócios. Com a padaria-escola nós vamos tornar isso possível”, continuou.

Sobre as capacidades da escola e a seleção dos alunos, Paulo Cezar também prestou esclarecimentos. "Trabalhamos com vinte alunos por curso nos turnos da tarde e da noite. Na parte da manhã nós faremos a qualificação dos profissionais já existentes, em parceria com nossos colaboradores. A seleção dos alunos será feita a partir de janeiro, pelo próprio sindicato.”

Tendo retornado há pouco de Brasília, onde foi convidada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior a apresentar o Arranjo Produtivo Local (APL) do Conselho de Moda Íntima, considerado case de sucesso e exemplo para todo o Brasil, Nelci Layola Porto comentou a importância da nova escola para o crescimento deste setor da economia regional. "São boas notícias para a cidade”, comemorou a presidente da Representação Regional da Firjan. "Lá em Brasília nós fomos citados inúmeras vezes, tanto nas reuniões plenárias quanto dentro das salas, e mesmo tendo havido outras apresentações, todas as perguntas foram dirigidas ao APL de Friburgo. E a escola de panificação segue o mesmo objetivo, porque qualificar o profissional é a coisa mais importante que nós podemos fazer. Toda cidade ganha por um diferencial, e para crescer economicamente é preciso alimentar esse diferencial. Assim como ocorreu na moda íntima, com o tempo nós veremos as pessoas se esmerando cada vez mais na panificação, produzindo alimentos cada vez mais gostosos e de qualidade. É assim que se constrói um polo gastronômico, e tudo caminha para que Friburgo atinja essa condição, que é nosso objetivo, nosso ideal e nosso sonho. Porque essa é uma região que já foi muito próspera, e atualmente se encontra em desvantagens em relação a outras partes do estado. Mas se trabalharmos dentro dos nossos diferenciais, com o empreendedorismo que Friburgo tem por natureza, eu acredito que podemos ter sucesso em diversas atividades”, encerrou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Senai
Publicidade